Vigilância Sanitária de Maceió discute projetos para 2019

05/02/2019 14:48

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Melhorias na estrutura, novos equipamentos, avanços e projetos  foram discutidos durante uma reunião com servidores de diversas áreas da Vigilância Sanitária de Maceió, nesta terça-feira (5), realizada na Sede da Diretoria de Vigilância em Saúde, em Jaraguá.

Durante o encontro, o coordenador da Visa de Maceió, Nelson Menezes, destacou o aumento da frota de carros, os novos equipamentos e móveis adquiridos, a estrutura da nova Sede, os fluxos processuais, a qualificação dos profissionais e a visão da população, que enxerga a  importância do órgão para a sociedade.

“Tudo que está sendo construído na Vigilância, todos esses ganhos, são frutos do trabalho de todos esses servidores maravilhosos, que acreditaram e estão construindo juntos. Mas também vem do grande apoio que a gente tem recebido da diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues, do secretário Thomaz Nonô e do prefeito Rui Palmeira”, pontuou o coordenador.

Outro projeto da Visa de Maceió é com relação a informatização de procedimentos e denúncias, como explica Menezes. “O projeto da informatização total da Vigilância deverá ser concluído até o 1º trimestre de 2020, por se tratar de um processo longo e da Visa como um todo. Mas ele vai acabar, de uma vez por todas, com o papel por aqui, vai ser um órgão totalmente informatizado e digital”.

Outro ponto destacado foi a capacitação dos servidores e também o fornecimento de instrumentos que permitam melhorar a gestão da Visa. Como acontecerá por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), consolidando uma cultura, com o objetivo de preparar o órgão para um modelo de excelência na gestão.

População como fiscal

Visando uma melhor qualidade de vida e garantia de saúde à população, a Vigilância Sanitária tem focado na fiscalização dos empreendimentos e produtos. “É uma vertente orientativa, que eu prego em todo lugar que eu vou. A vigilância cada vez mais se distancia daquele caráter punitivo, das pessoas e dos empreendedores sentirem medo porque estamos chegando. Eu quero as pessoas sintam prazer por estar chegando uma organização, que vai orientá-los a trabalhar certo”, comentou Nelson Menezes.

Buscando despertar no cidadão o interesse em ser vigilante, a Visa de Maceió tem a intenção de desenvolver um aplicativo, que possibilitará que as pessoas façam suas denúncias 24 horas por dia.

“A gente tem que dar os canais de comunicação para que as pessoas entrem em contato. Dessa forma, quando a população descobrir que tem algo de errado, vai pegar o seu smartphone e, através de um aplicativo, a qualquer hora do dia, poderá enviar uma foto ou informação, que será investigada”.

Atualmente a Visa conta com o Disque-Denúncia, que funciona no número 3315-5241.

Primeira Edição © 2011