Seprev alerta sobre os cuidados com crianças e adolescentes na internet

Com dicas de como manter um ambiente on-line mais positivo, técnica faz um apelo em homenagem ao Dia Mundial da Internet Segura

05/02/2019 14:44

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A internet é um dos maiores avanços da humanidade. Encurta as distâncias, economiza o tempo e conecta as pessoas. Além disso, contribui com o compartilhamento de informação, com a construção de conhecimento e com a produção de conteúdo. Facilita a comunicação, o lazer e o entretenimento.

Esta terça-feira (5) é o Dia Mundial da Internet Segura. Criada pela Rede Insafe, na Europa, a data tem o objetivo de envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável da internet. São mais de 140 países que aderem à causa, inclusive o Brasil. Em Alagoas, a Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) não fica de fora e alerta a sociedade sobre os transtornos que a falta de cuidados pode trazer.

É preciso estar atento ao que está sendo publicado na internet, assim como ter cuidado ao acessar links desconhecidos, visto que fraudes e crimes virtuais são cada dia mais recorrentes no mundo on-line.

Cuidado redobrado com crianças e adolescentes

Estar on-line já faz parte da rotina das crianças e dos adolescentes que nasceram neste mundo digital. Segundo uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet (CGI), cerca de 25 milhões de crianças e adolescentes no Brasil tiveram acesso à internet em 2017. Porém, ainda que esses jovens tenham muitas habilidades no uso de ferramentas tecnológicas, nem todos têm consciência das responsabilidades e dos riscos que isso pode trazer.

Para a supervisora de Planejamento e Articulação Intersetorial da Política da Criança e do Adolescente da Seprev, Adriana Oliveira, “é preciso supervisionar o que o filho está fazendo na internet, estabelecer um limite de uso e acompanhar a vida social dele on-line. Assim como os pais se preocupam com os amigos da vida off-line da criança e do adolescente, devem se preocupar com os amigos virtuais”. 

Dentre outras dicas, Adriana Oliveira, destaca que os pais precisam ainda envolver-se nas atividades on-line das crianças desde cedo, definir regras básicas sobre o que pode e não pode fazer no mundo virtual e explicar as razões de cada uma delas, incentivar os filhos a prestar atenção aos ajustes de privacidade nas redes sociais, dentre outras.

“Os pais precisam alertá-las sobre os perigos e trocar informações diariamente, garantindo, sobretudo, uma proximidade com seus filhos”, completou Adriana Oliveira.

Para ampliar ainda mais este tema, a Seprev, por meio da Superintendência da Criança e do Adolescente, realiza três seminários sobre Internet Segura ainda este mês, sendo em Maceió, Piranhas e Limoeiro de Anadia.

Primeira Edição © 2011