MEIs devem ficar atentos ao pagamento da declaração anual

02/02/2019 22:49

A- A+

Ascom Semtabes

compartilhar:

A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN/MEI) pode ser feita até maio de 2019. E para o micro empreendedor que já quer se regularizar, a Prefeitura de Maceió disponibiliza, de forma gratuita, os serviços da Sala do Empreendedor.

“O foco da sala do Empreendedor é a melhoria do ambiente de negócios. A Prefeitura de Maceió sabe que as micro pequenas empresas representam uma parcela significativa no setor de comercio e serviços, por isso realizamos um trabalho diário de desenvolvimento e investimento junto a esses empreendedores”, aponta o diretor de Empreendedorismo, da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Thiago Cassemiro.

As Salas do Empreendedor, que têm como parceiros o Sebrae Alagoas e a Associação Comercial, auxiliam no processo de regularização dos MEIs. Disponibilizadas em locais estratégicos, nas Salas o MEI poderá abrir, alterar e dar baixa na empresa, imprimir a DAS, realizar a entrega da declaração anual, imprimir ainda alvarás e licenças através do Portal Facilita, emitir a inscrição estadual e municipal, além de realizar consultorias.

Após se tornar MEI, os empresários precisam realizar o pagamento da Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e anualmente realizar a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN/SIMEI), que este ano ocorre até o dia 31 de maio. “Caso a declaração para a Receita Federal não seja feita no prazo, o MEI passa a estar irregular e pode perder os seus benefícios”, alerta Cassemiro.

Thiago Cassimiro é diretor de Empreendedorismo da SemtabesDe acordo com dados do Sebrae Alagoas, em Maceió existem mais de 36 mil MEIs. Desses, 55% estão inadimplentes. “O Micro Empreendedor que não realiza o pagamento do DAS corre o risco de perder o CNPJ e ficar na Dívida Ativa junto à Receita Federal, além de perder a contagem da contribuição previdenciária para benefícios como a aposentadoria.” Explica Tatiana Eigler, analista Técnica do Sebrae. “Quem estiver com o DAS em aberto pode procurar as salas do empreendedor para realizar o parcelamento da dívida, com juros e multas inclusas. Além de realizar a Declaração Anual”, aponta Eigler.

O empresário que deseja fazer a Declaração Anual e regularizar seu negócio deve procurar as Salas do Empreendedor localizadas em quatro pontos da cidade: Shopping Popular, no Centro da capital com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; No Shopping Pátio, na parte alta da cidade, e no Maceió Shopping, ambas realizam o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Primeira Edição © 2011