Cazaquistão e Portugal abrem duelo pela Davis amanhã em Astana

31/01/2019 15:19

A- A+

EFE

compartilhar:

A série entre Cazaquistão e Portugal, pela fase classificatória da Copa Davis, será aberta nesta sexta-feira, em Astana, no Cazaquistão, com jogo de simples entre Alexander Bublik e João Sousa.

O duelo está marcado para às 14h na hora local (6h de Brasília), no Centro Nacional de Tênis, na capital do país centro-asiático.

Na sequência, conforme ficou estabelecido em sorteio, jogarão o número 1 do Cazaquistão, Mikhail Kukushkin, contra o segundo melhor ranqueado de Portugal, Pedro Sousa.

No sábado, será disputada a partida de duplas a partir de 12h na hora local (4h de Brasília), com os cazaques Aleksandr Nedovyesov e Timur Yabibulin enfrentando os portugueses Gastão Elias e João Sousa

"Os portugueses são muito fortes. Posso dizer uma coisa, o fim de semana não será nada fácil para nós", disse Dias Doskarayev, capitão da equipe anfitriã, em entrevista coletiva concedida após o sorteio dos confrontos da série.

Para o comandante cazaque, seria um erro menosprezar Portugal pelo fato do país nunca ter alcançado o Grupo Mundial, e também disse não se tratar de vantagem contar com jogadores mais altos que o adversário.

O capitão português, Rui Machado, por sua vez, afirmou que os tenistas da equipe que lidera estão motivados para vencer a eliminatória, que dá vaga direta na nova fase final da Davis, embora reconheça a força do adversário.

"Temos 200% de vontade de vencer. Estamos dispostos a dar o máximo e acho que temos muitas possibilidades de ganhar", avaliou.

Com relação ao estado físico de João Sousa, Machado destacou que o português é um dos melhores tenistas do mundo e que não se preocupa com a condição dos jogadores, mas, sim com o aspecto psicológico deles.

Esta é a primeira vez que Cazaquistão e Portugal se enfrentam pela Copa Davis. O país centro-asiático é o único a já ter estado no Grupo Mundial, em oito ocasiões, com cinco presenças nas quartas de final.

Na edição de 2018 do torneio, os cazaques ficaram entre os oito melhores, mas, acabaram derrotados pela Croácia, que se sagraria campeã.

Primeira Edição © 2011