O que é hipotermia?

A maioria já ouviu a frase “estou morrendo” de frio muitas vezes, porém, eventualmente isso pode acontecer, e é disso que trataremos aqui.

29/01/2019 13:25

A- A+

Aldo José dos Santos

compartilhar:

A maioria já ouviu a frase “estou morrendo” de frio muitas vezes, porém, eventualmente isso pode acontecer, e é disso que trataremos aqui.

O que é hipotermia?

Hipotermia é uma condição médica muito grave que pode levar à morte e é definida como a temperatura central (medida no esôfago (mais fidedigna), na cavidade retal (ocasionalmente) ou na bexiga (raramente) ) abaixo de 35 °C.

A hipotermia pode acontecer mesmo em países tropicais, pois ainda assim o inverno de alguns deles pode ser rigoroso e atingir temperaturas abaixo de 10 °C.

Nos países de inverno mais rigorosos, a hipotermia acontece principalmente devido à acidentes, por exemplo, queda ou afogamento em rios ou lagos de água gelada, ou avalanche durante esportes de inverno, em que a pessoa se perde ou se acidenta e fica exposta à temperaturas muito baixas.

Por que acontece a hipotermia?

O corpo humano produz constantemente calor, principalmente por conta do metabolismo basal. Grande parte dessa energia é produzida no coração e no fígado, mas também gerada pela atividade muscular e as outras que nosso corpo tem, porém, ao mesmo tempo em que se produz perde-se calor, seja na evaporação pelo suor, no contato com ar, água e superfícies que dissipam calor, ou por irradiação.

Para se proteger disso o indivíduo pode se abrigar, colocar roupas mais aquecidas ou aumentar a atividade muscular, o que gera mais calor (pelos calafrios). A hipotermia se dá quando essas ações não são suficientes para conter a perda de calor em demasia, e a maior parte dos casos acontece no contato com correntes de ar frio ou de água fria.

Grupos de risco

Geralmente os mais expostos à hipotermia são os que estão em situações sociais frágeis, como moradores de rua, além disso, idosos morando em casas desprotegidas, ou eventualmente quem usa medicações psicotrópicas pode não ter condições de se proteger do frio extremo.

Níveis de hipotermia

A hipotermia é classificada a partir da temperatura medida na região central do corpo, geralmente a esofágica, e abrange os seguintes níveis:

  • Leve: entre 32 e 52 °C.
  • Moderada: 28 e 32 °C.
  • Grave: abaixo de 28 °C.

Clinicamente, na leve, o paciente apresenta tremores, mas na maioria dos casos está consciente. Na moderada, pode ocorrer confusão mental, e na grave é muito provável que o paciente esteja inconsciente.

O coração da pessoa com hipotermia está muito sensível, por isso evite mexer nela, já que isso pode causar arritmias graves.

Tratamento

O tratamento é feito em unidades de emergência. A primeira coisa a ser feita é retirar as roupas úmidas que possam estar contribuindo para a perda de calor do paciente, além de vesti-lo com roupas quentes e mantê-lo em ambiente aquecido.

Em casos mais graves, pode-se promover um aquecimento ativo, principalmente da região central do corpo em detrimento dos membros, usando para isso toalhas quentes e banhos quentes.

Para casos extremos pode-se promover um aquecimento central, por exemplo, com a administração de soros aquecidos, ou fazer diálise peritoneal com soro aquecido.

A mortalidade depende do estágio em que a vítima se encontra, e fundamentalmente das condições clínicas prévias dela.

Se suspeitar que alguém de sua proximidade está com hipotermia, leve-a rapidamente a um pronto socorro para que o tratamento possa ser instituído.

Se encontrar alguma pessoa com possível caso de hipotermia, acione imediatamente a defesa civil ou o corpo de bombeiros para que possam prestar socorro à ela.

*Conteúdo feito em parceria com o portal Leet Doc

 

Primeira Edição © 2011