Após fortes chuvas, órgãos intensificam atenção ao Pinheiro

28/01/2019 16:20

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

As fortes chuvas que atingiram Maceió desde a madrugada desta segunda-feira (29) mobilizaram os órgãos envolvidos no Plano de Contingência do Pinheiro, que estiveram reunidos para discutir as ações na região. Equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual , além de outros órgãos que atuam no bairro, estão de prontidão para atender eventuais chamados da comunidade. Integrantes do grupo de trabalho instituído pela Prefeitura de Maceió acompanham as demandas desde o início da manhã e permanecem em alerta.

Durante a reunião, que aconteceu no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, foi apresentado o Plano de Contingência do Corpo de Bombeiros e dados técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

A Defesa Civil Municipal está diariamente no bairro e segue orientando os moradores, como explicou Gustavo Acioli, gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável. “É muito importante a gente estar atento. O monitoramento está sendo feito. Maceió foi atingida desde a madrugada por fortes chuvas. Diante deste cenário, é fundamental integrar as equipes do governo federal, estadual e municipal, responsáveis pelo plano de contingência do Pinheiro para, se necessário, dar respostas o mais rápido possível para toda a população. Hoje o prefeito Rui Palmeira e o secretário da Defesa Civil, Dinário Lemos, foram a Brasília para pedir celeridade nos estudos e solicitar mais recursos para os moradores, evitando um dano maior no Pinheiro”, afirmou o secretário.

O tenente-coronel Jack Emerson do Corpo de Bombeiros Militar explica que os órgãos estão de prontidão. “Diante das fortes chuvas, todos os órgãos envolvidos se reuniram para alinhar ações. O Corpo de Bombeiro apresentou seu planejamento operacional. Caso necessário, estamos com as guarnições de sobreaviso para iniciar as operações de emergência”, detalhou.

“Essa reunião integrada é importante para demonstrar a força do plano de contingência. Estamos trabalhando pela prevenção, mas se for necessário, o Bombeiro Civil estará pronto para atender a população. Essa situação é monitorada pelos governos Federal, Estadual e Municipal. Estamos firmes, prontos e atentos”, afirmou o coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil Estadual.

Também participaram do encontro representantes do Ministério Público Estadual, 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (Exército), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Força Aérea, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

“A gente tem a demanda do Pinheiro, mas tem a questão das chuvas em outras regiões da cidade. Precisamos estar prontos para auxiliar as famílias que estão nas áreas de riscos. Em situações como esta, o nosso atendimento varia de acordo com as necessidades mais urgentes dessas pessoas, sempre buscando a melhor forma de ajudar: fornecimento de cesta básicas, colchões, aluguel social e opções de abrigamento”, finalizou Celiany Rocha, secretária de Assistência Social do Município.

Primeira Edição © 2011