Serviço Geológico inicia atividades para novo estudo no Pinheiro

10/01/2019 16:32

A- A+

Ascom Semds

compartilhar:

Os estudos para identificar as causas do surgimento de fissuras no bairro Pinheiro continuam. Nesta semana, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil voltaram a Maceió para uma nova etapa do trabalho, que consiste na batimetria sísmica do Complexo Lagunar. Chegaram três pesquisadores do órgão federal que, desde ontem (09), estão realizando ajustes de equipamentos.

De acordo com a descrição do Serviço Geológico do Brasil, a batimetria sísmica é um método de estudo para definir o relevo e estruturas geológicas/descontinuidades no fundo das lagoas Mundaú e Manguaba em busca de sinais de subsidências ou que indiquem alterações morfológicas anormais. Hoje (10), as ações continuam na capital, com a instalação de réguas no Porto de Maceió para auxiliar no estudo, e também com o reconhecimento da embarcação que deve ser utilizada pelos profissionais durante esta etapa.

De acordo com Dinário Lemos, titular da Defesa Civil de Maceió, a batimetria sísmica é um dos trabalhos previstos para as próximas semanas seguindo o cronograma de trabalho realizado para investigar o surgimento das fissuras.

“Conforme anunciado anteriormente, o Serviço Geológico do Brasil iniciou uma nova etapa dos estudos sobre a situação do Pinheiro. Uma grande equipe deve chegar a Maceió nos próximos dias. Alguns dos pesquisadores já estão na cidade e iniciaram os preparativos. Estivemos reunidos na terça-feira (08), quando chegaram a Maceió, e ontem foi iniciada a instalação de réguas no Porto que vão auxiliar neste estudo. Hoje o trabalho continua. Os pesquisadores estão ajustando e aferindo os equipamentos para que logo o estudo seja iniciado”, explicou Dinário Lemos.

Ajuda humanitária

O titular da Defesa Civil de Maceió lembra que o órgão dá continuidade hoje (10) ao cadastro das famílias que tiverem de deixar seus imóveis no bairro Pinheiro para que sejam incluídas na ajuda humanitária do Governo Federal. O cadastro acontece no Conjunto Jardim Acácia (Edifícios Palmas, Jequitibá e Potengy), próximo ao Mercadinho Pilar.

Para realizar o cadastro, o morador deve levar documentação pessoal (RG e CPF) e documento de comprovação de posse do imóvel. O órgão reforça ainda que, no caso dos imóveis que não tiveram recomendação de evacuação e não foram avaliados, engenheiros civis devem realizar visita para comprovar o dano e posteriormente efetuar o cadastro. Os contatos da Defesa Civil para informações e ocorrências são 0800 030 6205 e 3315 1437.

Primeira Edição © 2011