Rali Dacar começa na segunda-feira mais curto, mas com números impressionantes

02/01/2019 18:44

A- A+

EFE

compartilhar:

O Rali Dacar terá a edição mais curta de sua história, em 2019, mas, a partir desta segunda-feira, quando terá início, continuará ostentando o título de maior competição de esportes a motor do mundo, como comprova os seguintes números:

 

534 PARTICIPANTES.

O fato da prova acontecer em apenas um país, o Peru, pela primeira vez na história, com apenas dez etapas, não desestimulou os pilotos. Houve acréscimo de 1,7%, com relação aos 525 inscritos que largaram no ano passado. Além disso, há 17 mulheres, apenas 3,2% do total, mas, o maior número já registrado.

 

61 NACIONALIDADES.

A caravana do Dacar será uma verdadeira Torre de Babel, com diversos idiomas diferentes. Estarão representados quase um terço dos países do mundo. A França, onde nasceu a competição, que antes começava na Europa e partia em direção à África, lidera a lista.

 

337 VEÍCULOS.

Na linha de largada, em Lima, estarão 138 motos, 96 carros, 41 campeões, 33 utilitários (UTVs) e 29 quadriciclos.

 

5.000 QUILÔMETROS.

É a distância que os participantes percorrerão nesta edição, com largada e chegada na capital peruana. Deste total, 3 mil quilômetros serão cronometrados. O restante diz respeito ao deslocamento entre as diferentes áreas de competição.

 

1.693 METROS DE ALTITUDE.

É a elevação de Duna Grande, formação mais desértica do Peru e segunda do mundo, localizada nos arredores de Nasca. Lá os pilotos subirão na segunda e nona etapa, em deslocamentos de Pisco e San Juan de Marcona, e vice-versa.

 

1.200 HORAS DE TRANSMISSÃO.

É o somatório do tempo de exibição que cerca de 70 emissoras de televisão, com alcance de 190 países, farão do Dacar, durante os dias de competição. A audiência potencial é de, pelo menos, 1 bilhão de telespectadores.

 

8 HELICÓPTEROS.

É o número utilizado pela organização para conseguir alcançar qualquer ponto do percurso. Dois são usados para conferir o desenvolvimento da prova, três para captar imagens aéreas para a televisão e outros três para assistência médica e socorro de pilotos acidentados.

 

70.000 REFEIÇÕES.

São as porções divididas entre café da manhã, almoço e jantar durante dez dias de competição, nos diferentes acampamentos montados para a caravana do Dacar, em que viajam cerca de 3 mil pessoas entre participantes, mecânicos, engenheiros, jornalistas e funcionários da organização.

 

100 TONELADAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

É a quantidade aproximada de lixo que será recolhida durante o rali nos acampamentos de pernoite, e nas áreas destinadas a espectadores, ao longo de todo o percurso.

 

15.000 TONELADAS DE DIÓXIDO DE CARBONO.

É a marca ambiental que o Dacar gera a cada ano, com a compensação da emissão, que serão doados para projetos de conservação da Amazônia peruana, na região de Madre de Deus, altamente afetada pela mineração ilegal de ouro nos rios e no Parque Nacional da Cordilheira Azul.

Primeira Edição © 2011