Mais de 190 dependentes químicos são capacitados

Entre novembro e dezembro, cursos foram disponibilizados

22/12/2018 10:52

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Dependentes químicos atendidos pelo Centro de Referência em Reinserção Social da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) receberam, na sexta-feira (21), certificados de cursos profissionalizantes promovidos nos últimos dois meses pelo órgão.

Ao todo, foram 192 certificados entregues para dependentes químicos oriundos da Rede Acolhe, principal programa de políticas sobre drogas do Governo de Alagoas.

Os ex-acolhidos foram beneficiados com cursos de manicure, pedicure, pedreiro, carpinteiro, telefonista e recepcionista. Para a secretária da Seprev, Esvalda Bittencourt, a iniciativa abre oportunidade para os dependentes ingressarem no mercado de trabalho.

“Esse é o primeiro passo para que eles possam conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Capacitá-los é torná-los autoconfiantes e preparados para seguir a vida longe das drogas. Estamos, agora, estreitando laços com o Sine para fecharmos o ciclo da tão sonhada reinserção social”, explicou a secretária Esvalda Bittencourt.

O ex-acolhido Eduardo Silva, de 34 anos, aproveitou bem a oportunidade. Depois de passar muitos anos mergulhado na dependência química e recair várias vezes, ele concluiu o tratamento em uma das comunidades acolhedoras credenciadas pela Seprev, fez o curso de telefonista e conseguiu uma vaga de atendente numa empresa de call center em Maceió.

“Tenho certeza que esses cursos mudaram a vida de todos. Enquanto há vida, há esperança”, disse Eduardo, ao relatar parte de sua história de superação das drogas em discurso ao receber seu certificado.

O evento contou, ainda, com a participação do secretário executivo de Coordenação das Políticas Sobre Drogas, Erivaldo Teixeira, da psicóloga do Sine, Ana Luiza, e de representantes de empresas parceiras, a exemplo da Seabra Engenharia, que já ofereceu vagas de trabalho para beneficiados da Rede Acolhe.

Primeira Edição © 2011