Papa espera que pacto migratório sirva para que países sejam responsáveis

16/12/2018 15:56

A- A+

EFE

compartilhar:

O papa Francisco celebrou neste domingo a recente assinatura do pacto migratório mundial elaborado pelas Nações Unidas (ONU) e disse esperar que a comunidade internacional seja responsável e solidária com os que deixam seus países de origem.

"Espero que a comunidade internacional, graças a este instrumento, possa atuar com responsabilidade, solidariedade e compaixão para os que, por diversas razões, abandonaram seu país", afirmou Francisco desde a janela do Palácio Apostólico do Vaticano e momentos depois da reza do Ángelus.

O Pacto Mundial para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas foi aprovado em 10 de dezembro por mais de 150 países que compareceramà conferência intergovernamental da ONU organizada na cidade marroquina de Marrakech.

O documento é composto de 23 objetivos e é o primeiro texto mundial sobre este fenômeno que oferece um marco de cooperação para tramitar melhor a migração em nível local, nacional e internacional.

Países como Estados Unidos, Chile, República Dominicana, Itália, Áustria e Hungria, entre outros, se retiraram do pacto.

Primeira Edição © 2011