13.12 Dia do Marinheiro é comemorado nesta quinta-feira

Sistema Faesc/Senar reconhece importância dos profissionais que atuam no mar

13/12/2018 11:54

A- A+

MB Comunicação

compartilhar:

Nesta quinta-feira (13) comemora-se o Dia do Marinheiro. A data reconhece a importante atuação dos marinheiros que são responsáveis por defender a nação brasileira nos rios e oceanos. A Marinha do Brasil é uma das três forças armadas do País, assim como a Aeronáutica e o Exército. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), reconhece e parabeniza os profissionais.

Recentemente, o Sistema Faesc/Senar participou de uma ação cívico-social, em comemoração à data, na Beiramar Continetal, em Florianópolis. A iniciativa foi promovida pela Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina. Na ocasião, além dos cursos Piscicultura, Beneficiamento de Pescado, Culinária de peixes e frutos do mar, entre outros, o Sistema FAESC/SENAR apresentou o curso de Pescador Profissional (POP), no nível de habilitação 1, Aquaviário do 3º Grupo desenvolvido em parceria com a Capitania dos Portos de Santa Catarina, o Sindicato Rural de Florianópolis e o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF).

O curso habilita os profissionais para o exercício da função, com capacidade para tripular embarcações de pesca de qualquer tipo e porte, empregada em qualquer tipo de navegação. Conta com carga horária total de 84 horas as quais, em Florianópolis, são cumpridas no Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina (CCMSC). Os alunos aliam conteúdos teóricos e práticos com metodologia focada na formação por competência, propiciando conhecimentos que possibilitaram a ampliação do aprendizado no dia a dia de suas atividades profissionais.

“Reconhecemos a digna e honrosa profissão de marinheiro, responsável pela manutenção, serviço e segurança dos navios e submarinos. Além disso, estimulamos o trabalho realizado em alto mar com a formação de pescadores profissionais a fim de torna-los qualificados para o desempenho de suas funções”, observa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluhi.

O presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo salienta a importante atuação dos profissionais que atuam no mar. “A produção marinha faz parte da economia local de muitos municípios ribeirinhos, como é o caso de Florianópolis e outros locais praieiros. Nós incentivamos o desenvolvimento dessas produções também com a realização do Programa de Assistência Técnica e Gerencial em Maricultura, o qual atende maricultores do litoral catarinense oportunizando o crescimento da produção e o aumento da qualidade de vida e da rentabilidade”.

Foto  – Sistema Faesc/Senar-SC participou de evento em comemoração ao Dia do Marinheiro (Foto: Capitania dos Portos de SC)

 

Primeira Edição © 2011