Eleições internas para substituir May seriam resolvidas antes do Natal

12/12/2018 16:26

A- A+

EFE

compartilhar:

O processo de eleições internas no Partido Conservador do Reino Unido para substituir Theresa May, caso ela não supere a votação nesta quarta-feira de uma moção de confiança contra si, seria resolvido ainda antes de Natal, indicou hoje o líder do grupo parlamentar "tory", Graham Brady.

Brady argumentou que, mesmo que haja vários candidatos a substituir May à frente do partido e do governo, as rodadas de votação poderiam ser realizadas rapidamente "de forma consecutiva".

Segundo a legislação do partido, os deputados conservadores votariam sucessivamente até restarem apenas dois finalistas, que seriam submetidos então ao veredicto das bases do partido, que tem aproximadamente 124 mil filiados.

Se só houver um candidato ou um finalista, a designação seria automática.

"Acredito que nossa intenção é concluir o processo (dentro do grupo parlamentar) o mais rápido possível para que o assunto seja transferido com rapidez ao partido em nível nacional para que este decida", declarou Brady.

"Se isso acontecer assim, nosso objetivo seria concluir todos os estágios, se for possível, antes do recesso de Natal", afirmou o líder "tory".

As eleições primárias só seriam necessárias se May perder esta noite a moção de confiança apresentada contra si por um grupo de parlamentares "tories", em geral partidários de um Brexit duro.

No total, 315 deputados conservadores com direito a voto poderão se pronunciar entre 18h e 20h GMT (16h e 18h em Brasília) sobre a liderança de May, em uma cédula na qual escolherão entre duas opções: "Tenho confiança em Theresa May como líder do Partido Conservador" ou "Não tenho confiança em Theresa May como líder do Partido Conservador".

Se May superar a moção, a opção que agora parece mais provável, seu partido não poderá apresentar outra medida similar durante um ano, mas a força de sua liderança dependerá do grau de apoio que ela receber.

Agora se May perder a votação, deverá renunciar como líder do partido e primeira-ministra, e os conservadores elegerão um substituto para os dois cargos em eleições primárias nas quais ela não poderá concorrer.

Primeira Edição © 2011