Rede estadual conquista primeiras medalhas no Troféu Renaldo Malta

07/12/2018 17:17

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Parque Aquático do Cepa é palco da disputa da Copa Norte-Nordeste de Natação Infantil a Sênior e do Festival Norte-Nordeste de Natação Pré-mirim a Petiz do Troféu Renaldo Malta nesta sexta-feira (7) e sábado (8). O evento prossegue até o domingo (9), com a disputa das maratonas aquáticas na Praia da Pajuçara.

O evento, organizado pela Federação Aquática do Estado de Alagoas (Faeal), reúne aproximadamente 400 nadadores em Alagoas e, além de fomentar o esporte, movimenta a economia e o turismo. A equipe de natação do Cepa, o clube Cecepa, teve o maior número de inscritos da competição, com 33 nadadores disputando de três a quatro provas. Além disso, alguns estudantes do Cepa também competiram pela equipe Acqua Fênix.

A estudante Willyane Xavier, aluna da Escola Estadual José da Silva Camerino, é da equipe Cecepa e treina de segunda a sexta no Complexo Aquático do CDR. No Troféu Renaldo Malta, já conquistou três medalhas: ouro na modalidade 50m peito, prata no reversamento 4x50m e bronze nos 100m medley. Segundo Willyane, o incentivo parte da família, da equipe e da unidade onde estuda.

“A natação não ajuda somente no desenvolvimento físico, melhora nossa concentração e nos faz correr atrás dos nossos objetivos. Amadureci muito fazendo parte da equipe Cecepa e criei amizades também. Fico muito feliz de receber as medalhas porque vejo que meus treinos e esforços foram recompensados, fico bastante feliz quando supero meus limites, vejo que meu tempo diminuiu e meus professores me parabenizam”, conta Willyane.

Diva Almeida, instrutora de natação da equipe mirim do Cecepa, diz que os benefícios da natação se estendem para dentro das salas de aula, com melhora do comportamento e aumento das notas. Ela aponta o esporte como ferramenta de melhora psicossocial e desenvolvimento físico. “Quando conversamos com os diretores de escola, eles sempre falam sobre a melhora do desempenho dos alunos. A natação também faz com que eles desenvolvam laços de amizades entre si”, relata.

Marco da natação

Segundo Henrique Costa, presidente da Faeal, o Troféu Renaldo Malta traz os melhores competidores infantojuvenis das regiões Norte e Nordeste, acompanhados de familiares e responsáveis.

“A competição é o marco da natação alagoana. É um evento que é nosso, nós construímos e é espelho para outras competições no Brasil. Muitas das idealizações do Troféu são utilizadas em diversas disputas no país. É um evento de suma importância, pois estudantes de diferentes estados vêm para cá, gerando mais renda para o estado e mostrando o potencial que essa criançada tem”, comenta o presidente.

Costa salienta a importância do ambiente escolar para a descoberta de talentos do esporte. “Não há como separar o desporto da escola, ele nos faz acreditar no futuro e investir nos talentos que lá encontramos. É imprescindível que contribuamos para que o esporte continue crescendo e evoluindo, fazendo com que seja possível a descoberta de novos talentos”, completa.

Primeira Edição © 2011