Centrista Kramp-Karrenbauer é eleita para suceder Merkel no comando da CDU

07/12/2018 17:41

A- A+

EFE

compartilhar:

A União Democrata-Cristã (CDU) elegeu nesta sexta-feira sua secretária-geral, a centrista Annegret Kramp-Karrenbauer, para suceder a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, após 18 anos na chefia do partido.

AKK, como é conhecida na Alemanha, venceu a disputa no congresso da CDU, realizado em Hamburgo, pela estreita margem de 517 votos (51,8%) a 482 (48,2%) contra o candidato da ala direitista, Friedrich Merz.

Sua vitória aconteceu no segundo turno e após a eliminação no turno anterior do ministro da Saúde, Jens Spahn, crítico da linha adotada por Merkel, como o próprio Merz.

Na sua apresentação diante dos delegados, a centrista AKK tinha pedido ao partido "coragem" para assumir os desafios que terá pela frente, enquanto Merz advogou por recuperar o eleitorado que se perdeu para a extrema-direita e por adotar um perfil mais claramente conservador.

AKK, que falou em primeiro lugar pela ordem alfabética determinada pela direção do congresso, se referiu assim à queda de eleitorado entre os partidos majoritários, tanto o bloco conservador como os social-democratas.

Nesse sentido, destacou que a força da CDU é de grande relevância "para a Alemanha e para o conjunto da Europa", enquanto seu principal rival na disputa pela presidência do partido disse que a legenda era o último "grande partido democrata-cristão" que restava na União Europeia (UE).

Antes das intervenções dos candidatos, Merkel pronunciou seu último discurso como presidente do partido, fazendo um apelo à coesão nas suas fileiras e defendendo a via centrista para seu partido.

A chanceler lembrou que assumiu a chefia do partido 18 anos atrás, então em uma "situação muito difícil para o partido", pelo escândalo de financiamento irregular que foi revelado durante a chamada "era Helmut Kohl".

Merkel destacou que foi difícil superar aquela situação, mas que o desafio agora é "manter-se unidos" e "liderar unidos", sempre com base na vocação centrista que caracteriza a CDU.

Primeira Edição © 2011