Iprev busca parceria para facilitar acesso a informações do INSS

30/11/2018 18:30

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Representantes do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev- Maceió) e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) se reuniram, nesta sexta-feira (30), na sede do INSS, no Centro, para discutir um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre os órgãos. A proposta é integrar os sistemas de informação e assim promover a desburocratização, digitalização e modernização dos serviços públicos oferecidos aos servidores e também a população do município.

De acordo com a diretora-presidente do Iprev, Fabiana Toledo, a parceria surgiu da necessidade de apoiar os servidores públicos municipais que solicitam aposentadoria. “Nós recebemos muitos casos de servidores que, quando somados os tempos de contribuição do Iprev e do INSS, já teriam tempo suficiente para se aposentar. Mas como não temos ainda essa integração dos sistemas, eles enfrentavam uma maratona de idas ao INSS, o que atrasa o processo e causa muito estresse para o servidor“, explicou.

Ela esclarece que com o INSS-Digital surgiu a possibilidade de realizar esse acordo para possibilitar ao Iprev-Maceió o acesso a serviços, como emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e extratos previdenciários dos períodos de contribuições no INSS.

O ACT é um instrumento para firmar parcerias para acesso a informações de comum interesse e assim agilizar a comunicação entre órgãos públicos. Na gestão do prefeito Rui Palmeira essa ferramenta vem sendo utilizada em busca da desburocratização e maior eficiência dos serviços.

Nos próximos dias será encaminhada a minuta do Acordo de Cooperação Técnica para apreciação da Procuradoria do INSS e da Procuradoria Geral do Município (PGM), que devem emitir parecer jurídico sobre a formalização do acordo para assim possibilitar a assinatura do Gerente-executivo do INSS, Edgar Barros, e do prefeito Rui Palmeira.

Primeira Edição © 2011