ABIH-AL e Maceió Convention fazem balanço do Turismo em 2018

Dentre os dados apresentados estão taxa média de ocupação hoteleira, que em 2018 superou os anos anteriores

29/11/2018 12:49

A- A+

Hugo Taques

compartilhar:

ABIH-AL e Maceió Convention fazem balanço do Turismo em 2018
 

Nesta quinta-feira ( 29 de novembro) , em um café da manhã no restaurante Divina Gula a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) e o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB) reúniram associados, parceiros e imprensa para apresentar os resultados de 2018., as entidades exibiram o balanço do ano, com as principais ações e números alcançados.

Dentre os dados apresentados estão taxa média de ocupação hoteleira, que em 2018 superou os anos anteriores e a consolidação de Maceió como um destino para o turismo de negócios e eventos. Só este ano, Alagoas recebeu 49 eventos e 50 mil participantes, número superior em 100%, se comparado com 2017.

Segundo o presidente do Maceió Convention, Glênio Cedrim, 2018 foi um ano que contou com um calendário de eventos de grande importância também para o cenário econômico, visto que, o impacto foi em torno de 69 milhões. “Esse ano, os negócios e eventos levaram Maceió a outro patamar quando se fala em segmento  MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) . Recebemos encontros de importância mundial, que repercutiram na cadeia produtiva do Turismo, através da ocupação hoteleira e serviços, por exemplo”, comemora.

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Para a rede hoteleira, o ano foi de muito trabalho para conquistar os resultados apresentados.  “Durante todo o ano, trabalhamos para manter o Turismo do nosso estado aquecido, seja participando de feiras, promovendo o destino Alagoas no Brasil e Cone Sul, cobrando do poder público ações efetivas de infraestrutura que melhorem a estadia dos hóspedes, como a questão do saneamento e segurança, bem como lutando por melhores voos junto aos responsáveis. Tudo isso para que possamos crescer enquanto destino e para que as pessoas que visitam Alagoas não só queiram voltar como façam propaganda positiva do nosso destino”, destaca Milton Vasconcelos, presidente da ABIH-AL.

A imagem pode conter: texto


            Também foi  apresentado o Banco de Eventos, desenvolvido pelo MC&VB em parceria com a Doity, Plataforma Digital e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que além de facilitar o trabalho de busca pelos congressos, possibilita um contato mais direto e focado com as entidades locais e associativas.

Segundo a superintendente do MC&VB, Danielle Novis, 2018 foi importante para colocar Alagoas de vez no mapa do Turismo de Eventos e a realização do Banco  é de extrema importância para a continuação do crescimento deste segmento no estado.

“Quando buscávamos eventos para captar, toda informação gerada era feita de forma manual. Com a plataforma, vamos disponibilizar e registrar todos os dados necessários dos eventos que acontecem aqui digitalmente e o que precisamos no processo de captação de novos. É um passo muito importante para atrair ainda mais este público para nosso estado”, afirmou Novis.

O Governo de Alagoas, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo-SEDETUR, apresentou o plano de investimento em mídia para o setor em 2019, conforme tabela abaixo:

  A imagem pode conter: texto e água

            Durante o café, aconteceu ainda o  lançamento da ação “Embaixadores 2018”, com homenagem aos representantes de importantes eventos realizados no ano, pelo seu engajamento e comprometimento com o segmento. Dentre os homenageados estão, Ivan Romero Rivera, Mário Jorge Santos, João Marcelo Lyra, Hilton José Melo Barros, Raimundo de Araújo Filho, Fernando Dacal Reis, Edmilson Ribeiro, Fábio Guedes, Ney Costa Alcântara de Oliveira, Márcia Telma Guimarães, Dário Arcanjo de Santana.

 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011