Natureza e cidadania motiva escoteiros

Crianças e jovens oportunizam atividades

25/11/2018 15:58

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Desde 2012, crianças de seis anos a jovens de 21 anos, têm a oportunidade de participar das atividades do grupo de escoteiros florestais, que está entre os serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, do bairro do Prado.

O equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou com eles mais uma atividade sobre o  meio ambiente por meio de uma roda de discussão e também um jogo sobre como ajudar um ao outro, praticado em uma quadra ao lado unidade.

De acordo com a educadora social do Cras Dom Adelmo, Maria José Barbosa, que participou da ação junto com o professor do grupo, Coronel Fidelis, a atividade foi importante porque reforça os valores que são transmitidos ao grupo como o respeito ao outro e ao meio ambiente e o cooperativismo.

“A atividade começou com o grupo reunido em uma sala, onde puderam discutir sobre como está o meio ambiente, de que forma estão ajudando a preservar a natureza e a importância do papel do escoteiros na comunidade, já que eles reproduzem o que aprende para os familiares e vizinhos”, disse a educadora.

Para a coordenadora do Cras, Djane Pacheco, o grupo só fez agregar as atividades que são prestadas pelo Centro de Referência. “O grupo de escoteiros trabalha diversos aspectos, como a disciplina e consciência de cidadania, orientando e mobilizando a comunidade sobre a questão do meio ambiente. Além de incluir os jovens que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os encontros acabam fortalecendo ainda mais as discussões que são feitas”, comentou.

O encontro dos grupos de escoteiros florestais acontece todos os sábados, das 9h às 11h, e é aberto para as crianças e jovens da região territorial do Cras Dom Adelmo. As inscrições podem ser feitas diretamente no Centro de Referência que funciona na Rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado .

Primeira Edição © 2011