Ouvidoria da Arsal é acionada mais de 2.300 vezes

15/11/2018 11:18

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Entre janeiro e outubro deste ano, a Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) foi acionada mais de 2.300 vezes por usuários e consumidores de serviços para solicitação de providências, registro de denúncias ou pedidos de informações – estes direcionados às áreas técnicas ou aos órgãos responsáveis.

Em dez meses, foram 647 reclamações, 13 denúncias, sete sugestões e 114 solicitações, a maior parte direcionada ao transporte. Entre os principais assuntos levados à Ouvidoria pelos cidadãos estão os pedidos por mais fiscalização e denúncias envolvendo descumprimento de horários.

O canal mais utilizado pelos consumidores e usuários que contataram a Ouvidoria foi o telefone de discagem gratuita (0800 284-0429), seguido do online (www.arsal.al.gov.br e ouvidoria@arsal.al.gov.br) e o atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

“A Ouvidoria registra essas demandas e as encaminha, com pedido de providências, para os setores correspondentes. Mas, além intermediar soluções, os dados que recebemos são muito importantes também para mapearmos as necessidades dos usuários e consumidores, fornecendo subsídios para a elaboração de projetos e para a realização de operações e fiscalizações nas áreas reguladas”, explicou o Ouvidor da Agência Reguladora, Ronaldo Farias.

As demandas enviadas pelas redes sociais da Arsal (Facebook, Twitter e Instagram) também são encaminhadas à Ouvidoria, mas, para garantir o acompanhamento e mais rapidez, o ideal é que elas sejam registradas diretamente por meio de um dos canais da Ouvidoria.

O presidente da Arsal, Lailson Gomes, orienta que quanto mais informações o cidadão fornecer no momento do contato, mais fácil será para o órgão responder às demandas. “Ao registrar uma reclamação sobre excesso de passageiros no transporte intermunicipal, por exemplo, é importante que o usuário informe a data, a linha, a identificação do veículo e o local onde a irregularidade ocorreu”, destacou.

“A Ouvidoria é uma linha direta essencial entre a Agência Reguladora e o cidadão. Quando a sociedade nos procura, nos informa, ela participa diretamente das melhorias que podem ser adotadas para beneficiá-la com um serviço de mais qualidade”, completou o gestor, lembrando que em abril do ano passado denúncias feitas à Ouvidoria resultaram na apreensão em flagrante, aplicação de multa e suspensão provisória de um veículo complementar, na AL-101 Norte, por direção perigosa e por trafegar com os pneus carecas. 

Como acionar

Os consumidores ou usuários podem registrar suas demandas de várias formas. Por meio do telefone de discagem gratuita (0800 284-0429) e presencialmente (de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h) ou de forma online, no www.arsal.al.gov.br e por e-mail: ouvidoria@arsal.al.gov.br, em qualquer hora ou dia da semana.

“Depois de recebido, o registro é encaminhado pela Ouvidoria ao setor responsável e o usuário recebe um número de protocolo por meio do qual pode acompanhar o andamento de sua demanda, do início até a conclusão. É importante que as denúncias, reclamações ou sugestões cheguem até nós, para que possamos utilizar essas informações para o planejamento de ações em prol de mais qualidade no serviço público prestado aos milhares de consumidores e usuários de todo o estado”, reforçou Ronaldo Farias.

Primeira Edição © 2011