Gestão de trade marketing: como ter uma equipe de alta performance?

Veja neste post como montar uma equipe de alto desempenho e como a tecnologia pode ajudar!

13/11/2018 17:05

A- A+

F2 Comunicação

compartilhar:

Um dos desafios da gestão de trade marketing é se dividir entre as estratégias de aumento das vendas e a gestão de pessoas. Isso porque, contar com uma equipe de alta performance é essencial para garantir que as ações traçadas no back office sejam colocadas em prática com eficácia pelo pessoal em campo.

Tudo isso exige uma gestão atenta, já que os orçamentos são cada vez mais apertados, e é preciso ter um direcionamento muito claro de todas as ações para otimizar os recursos, inclusive de mão de obra.

Confira então algumas dicas para formar uma equipe de alta performance.

Mantenha uma boa comunicação com a equipe

A atual geração de trabalhadores possui uma necessidade muito grande de estabelecer diálogos com todos os níveis hierárquicos de uma organização. Nesse sentido, muitos esperam que as relações profissionais entre líderes e liderados sejam abertas. Para auxiliar nessa, você pode contar com o suporte da tecnologia, como um aplicativo de trade marketing, por exemplo.

Com a ferramenta, é possível estabelecer  comunicação em tempo real com a equipe de campo, tirar dúvidas, dar informações importantes para as estratégias no PDV, corrigir rotas de forma muito mais rápida, e ainda receber e oferecer feedbacks.

Uma comunicação eficiente gera mais comprometimento e favorece o desempenho da equipe, além de fortalecer a relação de confiança entre colaboradores e a empresa.

Invista em treinamentos

Para formar uma equipe de alta performance é preciso garantir que as pessoas dominem suas atividades. Por isso, é importante oferecer treinamentos e capacitá-los de forma contínua. Invista em cursos, treinamentos online, workshops, palestras e parcerias para ter um time preparado para os desafios diários. Quanto mais capacitada a sua equipe, melhores serão as entregas para a empresa.

Encontre as pessoas certas

Podemos considerar que a formação de uma equipe de alta performance começa na contratação das pessoas certas, ou seja, com a escolha do perfil adequado para o cargo.

É importante avaliar os critérios técnicos, pelo menos em um primeiro momento, mas atentar-se também às competências socioemocionais como resiliência, capacidade de lidar com situações de estresse e de grande pressão por resultados.

Defina metas inteligentes e desafiadoras

Definir metas e estratégias a serem seguidas é importante para que a equipe saiba exatamente onde a empresa deseja chegar e qual o papel de cada profissional nesse processo.

Assim, é importante que as metas sejam alinhadas com a realidade da organização, sendo mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos bem definidos.

Ofereça feedbacks constantes

Quando um profissional sabe exatamente quais são seus pontos fortes e os de melhoria, ele consegue se desenvolver de forma mais estruturada e constante, oferecendo melhores entregas. Portanto, reserve um tempo na agenda para oferecer feedbacks individuais e coletivos. Essa atitude influencia diretamente no aumento do desempenho e da motivação dos colaboradores.

Conte com a ajuda de um sistema de trade marketing

Aliar em uma mesma ferramenta comunicação, informação e estratégia  é possível com a ajuda de um sistema de trade marketing. Investindo nesse recurso é possível acompanhar e monitorar a equipe em campo por meio de um aplicativo instalado em um disposto móvel, seja tablet ou smartphone.

Além de manter uma comunicação online com a equipe, softwares como o da Agile Promoter ainda permitem fazer o acompanhamento das rotas, checar se a equipe está cumprindo o cronograma.

Ter uma equipe de alta performance exige habilidades em gestão de pessoas, domínio das estratégias de trade, e também requer contar com os recursos tecnológicos para facilitar a comunicação e o monitoramento das atividades dos colaboradores de campo.

 

Primeira Edição © 2011