Encontro leva práticas integrativas a usuários dos Caps

13/11/2018 15:22

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Com a utilização de práticas que beneficiam a saúde e bem-estar dos usuários, familiares e profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió, o Núcleo de Cultura e Reabilitação Psicossocial realizou a 2ª edição do Encontro de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), na manhã desta terça-feira (13), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), localizado na Gruta.

O objetivo do evento é oferecer aos usuários da saúde mental e saúde básica de Maceió a oportunidade de conhecer e experimentar várias terapias das Pics e os benefícios que elas podem trazer a sua saúde e bem-estar, como explica Sônia Lubiana, coordenadora do núcleo.

“Contamos com o apoio de vários profissionais especializados na área, assim como, a oficineira Ilma Bacelar que vem introduzindo algumas práticas nos Caps. As atividades iniciaram com uma caminhada na trilha do Parque do Horto, no Ibama, e em seguida algumas práticas como massagens, massoterapia, meditação, Reike e quiropraxia”, relatou.

O Núcleo de Cultura e Reabilitação Psicossocial atua em prol da reabilitação psicossocial de todos usuários da rede promovendo atividades que possibilitam intensificar a inclusão social. “Também promovemos oficinas dentro dos Caps dando ênfase na reabilitação fazendo com que os usuários desenvolvam suas aptidões junto com a nossa equipe colocando em prática o que é aprendido”, contou Sônia Lubiana.

As oficinas são de artesanato, massoterapia, zumba, fotografia, música e teatro, além da promoção da economia solidária. “Abordamos com os usuários a autonomia de ser inserido no mercado de trabalho. Atualmente o Núcleo de Cultura possui projetos de geração de renda onde possibilita aos usuários trabalhar nesse projeto gerando sua própria renda”, explicou a coordenadora.

Primeira Edição © 2011