Macron diz que maior despesa militar da Europa é para "construir autonomia"

11/11/2018 17:23

A- A+

EFE

compartilhar:

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou neste domingo que os europeus precisam aumentar o orçamento militar para "construir" sua autonomia e não para "comprar armas americanas", diante da insistência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que os países do continente aumentem suas despesas em defesa.

"Não quero que os europeus aumentem o orçamento de defesa para comprar armas americanas ou outras. Se aumentarmos o orçamento, será para construir nossa autonomia", afirmou Macron em entrevista exclusiva à emissora americana "CNN".

Trump e Macron tiveram no sábado um encontro bilateral em Paris, onde o líder americano realiza uma visita oficial para participar dos atos de comemoração do centenário do final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

A chegada de Trump à França começou com polêmica, já que logo após aterrissar na sexta-feira em Paris, o presidente escreveu uma mensagem no Twitter na qual tachou como "muito insultante" a vontade de Macron de criar um Exército europeu "para se proteger dos EUA, China e Rússia".

Na entrevista de hoje, o presidente francês qualificou a mensagem de Trump como um erro e afirmou que prefere realizar seus trabalhos diplomáticos "através de discussões diretas", e não mediante twees.

"Acredito que tivemos uma discussão muito clara. Ele é a favor de compartilhar melhor as cargas dentro da Otan. Estou de acordo com isso. E acho que para melhor compartilhar as cargas, todos nós necessitamos de mais Europa", ressaltou Macron.

O presidente francês insistiu que "acredita fortemente na cooperação entre diferentes povos" e que "esta cooperação é boa para todo o mundo".

"Os nacionalistas, às vezes, se baseiam mais em um enfoque unilateral e na lei do mais forte, o que não é o meu caso. Essa provavelmente seja a nossa diferença", refletiu sobre sua relação Trump.

Cerca de 70 chefes de Estado e de Governo compareceram hoje na cerimônia comemorativa do centenário do armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, em um ato realizado no Arco de Triunfo de Paris.

Primeira Edição © 2011