Democratas pedem que demissão de procurador-geral seja investigada

10/11/2018 09:45

A- A+

EFE

compartilhar:

Os democratas do Congresso dos Estados Unidos pediram uma investigação legislativa urgente para esclarecer os motivos por trás da demissão do até agora procurador-geral do governo de Donald Trump, Jeff Sessions.

Em carta divulgada nesta sexta-feira pela imprensa, legisladores democratas pediram ao presidente do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes, Bob Goodlatte, que convoque audiências para investigar a demissão de Sessions a pedido de Trump por considerar que pode se tratar de um esforço para minar a investigação independente sobre a suposta interferência russa nas eleições presidenciais americanas de 2016.

Sessions renunciou ao cargo na quarta-feira, um dia depois das eleições legislativas, após meses de tensão e de Trump se queixar que o procurador-geral se afastou da investigação sobre a interferência russa devido aos contatos que manteve durante a campanha eleitoral com representantes de Moscou.

Em sua carta, os democratas membros do Comitê Judiciário afirmam que a saída de Sessions e sua substituição por Matthew Whitaker, um crítico da investigação conduzida pelo procurador especial Robert Mueller, levam o país a uma "crise constitucional".

"É fundamental que nosso Comitê adote ações imediatas e obrigatórias para salvaguardar a legalidade e evitar qualquer prejuízo adicional à nossa ordem constitucional", diz a carta.

A Casa Branca negou nesta quinta-feira que o país tenha entrado em uma "crise constitucional" após a demissão de Sessions e disse que o presidente Trump não ainda solicitou que o Departamento de Justiça limite a investigação sobre a interferência russa.

Primeira Edição © 2011