Secretário de Turismo assume presidência de entidade nacional

08/11/2018 19:03

A- A+

Ascom Semtur

compartilhar:

O secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, é o novo presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). O gestor tomou posse nesta quinta-feira (08), durante reunião da entidade realizada na Câmara de Vereadores de Gramado (RS), onde participa de um dos mais importantes eventos de negócios voltados para o segmento no País – o Festival de Turismo de Gramado (Festuris).

O titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) passa a ocupar a presidência da principal entidade de promoção ao turismo nas instâncias municipais, considerada fundamental para a implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo na capital alagoana e demais destinos associados da entidade.

A Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo das Capitais e Destinos Indutores é um colegiado que conta com representantes de cidades turísticas das cinco regiões do País. Com assento no Conselho Nacional de Turismo, a Anseditur, faz parte do Sistema Nacional de Turismo (previsto no Plano Nacional de Turismo e formado por entidades e órgãos públicos do setor) e atua como principal interlocutora das demandas municipais no Governo Federal.

Jair estava como vice-presidente da entidade desde março deste ano, quando passou a integrar de forma mais direta o corpo administrativo da Anseditur. O gestor, porém, faz parte da Associação desde 2015, tendo passado pela diretoria, conselho fiscal e vice-presidência regional. Com a saída do presidente Richard Alves, representante de Porto Seguro (BA), para assumir negócios na iniciativa privada, Galvão naturalmente ocupou a vaga.

Segundo o novo presidente da Anseditur, a entidade deve manter ativas agendas e pautas importantes do segmento. “Queremos dar continuidade ao trabalho de fortalecimento da associação como guardiã das políticas municipais de turismo, representando os interesses dos municípios turísticos do Brasil, mas, acima de tudo, de fomento ao protagonismo técnico e institucional, pautado na independência da entidade, com sua agenda própria de parcerias com organismos nacionais e internacionais voltados aos interesses dos associados”, garantiu o secretário.

Ainda de acordo com Galvão, a Anseditur deve exercer um importante papel de representatividade na construção de políticas municipais voltadas para o setor, com o apoio de entidades fortes que contribuam para a geração de emprego, renda e oportunidades – tríade fundamental para o desenvolvimento do país em médio e longo prazo.

“ Vamos dar continuidade ao fortalecimento da Anseditur com a missão de criar condições administrativas, técnicas e institucionais para que possamos desempenhar esse papel preponderante de fomento ao desenvolvimento turístico dos municípios brasileiros independentemente de qualquer outra instituição”, reforçou o gestor.

Durante a solenidade de posse, o agora ex-presidente da entidade, comentou a sucessão do cargo e destacou a atuação do representante de Maceió frente à entidade. “O novo presidente é um dos profissionais mais qualificados do turismo brasileiro e essa foi uma das razões pela qual foi convidado para assumir a vice-presidência, já pensando nesse processo de uma sucessão natural em que a entidade estaria bem conduzida por alguém extremamente preparado”, afirmou Richard Alves.

Estiveram presentes na reunião representantes de diversos destinos turísticos com participação direta nas ações da Anseditur. De Alagoas compareceram os secretários de Turismo de Maragogi, Thereza Dantas, e de Marechal Deodoro, Victor Alvim, além de representantes de municípios do Rio Grande do Sul, como Gramado, Guaíba e São José dos Ausentes, Itacaré (BA), Palmas (TO), Curitiba (PR) e Teresina (PI).

Destino Maceió em destaque

Jair Galvão também faz parte do quadro permanente da Embratur. O novo desafio à frente da presidência da Anseditur confere posição de destaque à capital alagoana no cenário nacional e fortalece ainda mais a agenda de desenvolvimento do turismo local, promovida pela Prefeitura de Maceió em parceria com o trade turístico.

“Assumir a presidência traz uma maior proximidade de Maceió com os novos ministérios e entidades nacionais, além de maior participação nos debates atuais e relevantes para o cenário turístico brasileiro. Com certeza a posição de destaque da capital alagoana vai trazer benefícios para o setor local e, consequentemente, para o Município”, afirmou o secretário.

Primeira Edição © 2011