Gestores devem enviar informações do Censo Suas 2018

06/11/2018 15:23

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Gestores e Conselheiros Municipais de Assistência Social devem ficar atentos ao prazo de preenchimento do Censo Suas 2018. O período de envio é escalonado, de acordo com a unidade de serviço. Os questionários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Convivência deverão ser submetidos até a próxima sexta-feira (9).

Durante o período estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o sistema fica aberto para inclusão dos dados referentes à assistência social nos municípios. Recomenda-se que os questionários sempre sejam preenchidos primeiramente em papel, para garantir que não haja problemas com os dados inseridos posteriormente.

O Censo Suas ocorre todos os anos e busca fazer uma representação detalhada do Suas no país. O intuito é monitorar as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores. De acordo com o levantamento feito pela Superintendência de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), até o momento, 55,40% unidades de CRAS finalizaram o preenchimento.

A gerente de Vigilância Socioassistencial, Aline Rodrigues, esclarece que o não preenchimento do Censo Suas pelo município, produz sanções administrativas que podem levar ao bloqueio dos recursos federais. “Aqueles que não cumprirem os prazos, estão sujeitos a ter o recurso do IGD-SUAS bloqueados para o próximo ano. Então, é fundamental que os gestores fiquem atentos e não percam o prazo”, disse.

Como acessar

Para conferir o calendário de preenchimento das demais unidades, os gestores devem acessar a página de aplicação https://aplicacoes4.mds.gov.br/sagicenso/censosuas/auth/index.php. Caso o município tenha alguma dúvida e/ou necessite de algum apoio ou esclarecimento sobre o Censo SUAS, deverá entrar em contato com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), através do contato (82) 33515-2890. Se necessário, contatar o MDS por meio pelo Formulário Eletrônico de E-mail: http://fale.mdsvector.site:8080/formulario/, pelo 0800 707 2003, ou ainda pelo chat http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/.

Primeira Edição © 2011