Detran/AL irá sediar grande seminário sobre combate à violência

Com a presença de autoridades competentes da área, evento acontecerá na sede do órgão nos próximos dias 8 e 9 de novembro

06/11/2018 15:17

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Mobilizar os órgãos municipais, estaduais e federais de segurança pública, proporcionando a integração dessas instituições no combate à violência. Esse é o propósito do Seminário “Efetivação do Sistema Único de Segurança Pública nas Ações e Políticas de Defesa Social em Alagoas”, que irá acontecer na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), nos próximos dias 8 e 9 de novembro. O evento, que será marcado pela presença de autoridades civis e militares, contará com palestras e painéis de debate relacionados à temática.

A iniciativa é uma parceria entre a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) e o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) com a finalidade de pôr em prática a Lei n° 13.675, responsável por instituir o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), criar a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e estabelecer diretrizes para a atuação dos órgãos competentes.

O Detran/AL vem se destacando por desenvolver ações que promovam um trânsito mais seguro e humanizado para os alagoanos. Por isso, o diretor-presidente do órgão, Antonio Gouveia, representará a autarquia em uma das mesas de debate, que abordará projetos com foco na cultura da paz, fiscalização no trânsito e integração com os demais órgãos de segurança pública, na prevenção e no combate à criminalidade. Gouveia irá compor a mesa na companhia do superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal em Alagoas (PRF), Juliano Quintella, e do superintendente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), Antonio Moura.

Para o diretor, o seminário se destaca por reunir múltiplas instituições que buscam alcançar o mesmo propósito – a redução da taxa de mortalidade em Alagoas. “Quando você tem a sociedade civil organizada com produtores de conhecimento estratégico vinculados à esfera federal, estadual e municipal, o êxito passa a ser uma questão de ordem simples”, afirma.

Ele ainda reforça que a participação do Estado num evento desse porte é necessária para continuar desenvolvendo ações que combatam a criminalidade. "Nós notamos que a política focada do governo Renan Filho desde o ano de 2015, trouxe para os alagoanos um ambiente de segurança pública com mais força e mais evidência", salienta.

Os interessados em obter a programação e mais informações sobre o Seminário “Efetivação do Sistema Único de Segurança Pública nas Ações e Políticas de Defesa Social em Alagoas” poderão acessar o link https://goo.gl/nAtd75.

Primeira Edição © 2011