Coreias assinam acordo por candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2032

02/11/2018 12:24

A- A+

EFE

compartilhar:

As Coreias do Sul e do Norte assinaram acordo nesta sexta-feira que formaliza a intenção de apresentarem candidatura conjunta para sediar os Jogos Olímpicos de 2032, conforme veicula a imprensa sul-coreana.

Os vice-ministros dos Esportes dos dois países, Won Kil-u (Norte) e Roh Tae-kang (Sul), se encontraram hoje, na cidade fronteiriça de Kaesong, na Coreia do Norte, para evento em que registraram a iniciativa no papel, diante de um reduzido grupo de jornalistas.

O desejo de lançar uma candidatura conjunta se tornou público em setembro, durante uma das reuniões de cúpula entre o presidente norte-coreano Kim Jong-un e o sul-coreano Moon Jae-in, realizada em setembro.

Os dois líderes colocaram em prática neste ano um processo de aproximação dos dois países, que, tecnicamente, ainda estão em guerra desde 1950.

No encontro de hoje entre Won Kil-u e Roh Tae-kang também ficou definido que as duas Coreias apresentarão uma equipe conjunta para a disputa do Campeonato Mundial masculino de handebol, que acontecerá no próximo ano, na Alemanha e Dinamarca.

Além disso, a união se repetirá em diversas modalidades nos Jogos Olímpicos de 2020, que serão disputados em Tóquio, no Japão.

Neste ano, pela primeira vez desde os anos 90, os dois países formaram várias equipes unificadas nos Jogos de Inverno, realizados PyeongChang, na Coreia do Sul, e nos Jogos Asiáticos, sediados em Jacarta e Palembang, na Indonésia, ambos neste ano.

Além da iniciativa das Coreias, a cidade de Brisbane, na Austrália, a região da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, e o Comitê Olímpico da Índia já manifestaram interesse de se candidatar a sede da Olimpíada de 2032.

Primeira Edição © 2011