Macron quer manter promoção de valores democráticos com Bolsonaro

29/10/2018 15:56

A- A+

EFE

compartilhar:

O presidente da França, Emmanuel Macron, parabenizou Jair Bolsonaro nesta segunda-feira por sua vitória nas eleições presidenciais do Brasil e disse que quer que os dois países mantenham sua associação estratégica baseada em "valores comuns de respeito e de promoção dos princípios democráticos".

Em uma declaração divulgada pelo Palácio do Eliseu, Macron "parabeniza Jair Bolsonaro, eleito pelo povo brasileiro" no segundo turno das eleições presidenciais de ontem.

O presidente francês lembrou que seu país e o Brasil têm "uma associação estratégica estabelecida em torno de valores comuns de respeito e de promoção dos princípios democráticos".

Macron acrescentou que a França quer continuar sua cooperação "respeitando esses valores" para enfrentar "os grandes desafios contemporâneos de nosso planeta, tanto no campo da paz e da segurança internacional como no da diplomacia ambiental e dos compromissos do Acordo de Paris sobre o clima".

Este último ponto tem a ver com os temores de que Bolsonaro cumpra com sua ameaça de campanha e que o Brasil abandone o compromisso internacional contra a mudança climática assinado em dezembro de 2015 na capital francesa, como fizeram os Estados Unidos após a chegada de Donald Trump ao poder.

Primeira Edição © 2011