Abordagem Social visita cemitérios para coibir trabalho infantil

29/10/2018 16:16

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Para coibir o trabalho infantil no Dia de Finados,  equipes de Serviço de Abordagem Social(Seas) dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social(Creas) estão visitando os cemitérios da capital conscientizando os administradores, vendedores ambulantes e a população em geral. Nesta segunda-feira (29), foram visitados os cemitérios da Piedade e São José, localizados nos bairros do Prado.

Segundo a secretária municipal de assistência social,  Celiany Rocha, nesta data, várias crianças são encontradas trabalhando com vendas de produtos nas proximidades e nos cemitérios. “Por isso é muito importante conscientizarmos antecipadamente os administradores de cemitérios, ambulantes e pais. Conversamos até mesmo com as crianças sobre os riscos do trabalho  infantil,  para que também se comprometam no combate a  essa prática, a fim de que  crianças e adolescentes fiquem fora de qualquer ambiente que os remetam a trabalho ou tarefas em troca de remuneração”, destacou.

De acordo com a assistente social do Seas do Creas Orla Lagunar, Jeane Lima, as visitas têm o objetivo de observar e monitorar a incidência de casos de trabalho infantil para que crianças e adolescentes saiam dessas condições e tenham acesso às políticas públicas. “Nessa região o trabalho de crianças e adolescentes nos cemitérios é algo cultural. Viemos conscientizar as pessoas de que o trabalho infantil só tem pontos negativos e até nocivos à saúde, interferindo no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes”, ressaltou.

Para o administrador do cemitério da Piedade, Lúcio Flávio, é muito importante esse tipo de conscientização. “Vamos trabalhar em conjunto para tentar coibir o trabalho infantil. Vamos solicitar também a presença dos Conselheiros Tutelares da Região II, porque eles têm o poder de abordar crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e tomar as medidas cabíveis. É também muito importante o apoio da Guarda Municipal, especialmente nesses dias”, colocou.

Na próxima quarta-feira (31) , as equipes de Abordagem Social do Creas Jatiúca também visitarão os cemitérios do Jaraguá, Ipioca e Riacho Doce.

Primeira Edição © 2011