Furacão Willa se aproxima da costa mexicana enquanto Vicente perde força

23/10/2018 14:36

A- A+

EFE

compartilhar:

O furacão Willa, de categoria 4, continua se aproximando do litoral do México, enquanto a tempestade Vicente se enfraqueceu até se tornar uma depressão tropical, informou nesta terça-feira o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), que prevê precipitações torrenciais no oeste do país.

Por volta das 7h (horário local, 9h de Brasília), Willa estava 85 quilômetros ao oeste-sudoeste de Islas Marías, em Nayari, e 195 quilômetros ao oeste-sudoeste de San Blas, no mesmo estado.

"O centro do furacão Willa se localiza em frente às costas de Jalisco e Nayari e continua se deslocando para o norte, com trajetória para as costas de Sinaloa", detalhou o SMN no seu boletim mais recente.

O fenômeno, que se formou no sábado passado, apresenta ventos constantes de 215 quilômetros por hora e sequências de até 260 quilômetros por hora. Além disso, se desloca a sete quilômetros por hora.

Se continuar com sua trajetória e velocidade atual poderia tocar terra esta tarde entrando pelo sul do estado de Sinaloa como furacão de categoria 3.

Por outra parte, a tempestade Vicente se degradou para depressão tropical e se encontra muito perto do litoral de Michoacán.

O SNM indicou que está 25 quilômetros ao sudoeste de Lázaro Cárdenas, em Michoacán, e se desloca ao norte-noroeste a 19 quilômetros por hora.

Para hoje, o organismo previu tempestades torrenciais em Sinaloa, Nayari e Jalisco, assim como tempestades intensas em Durango, Michoacán e Colima.

Devido à proximidade de Willa, as autoridades estabeleceram uma zona de vigilância desde Playa Pérula (Jalisco) até Bahía Tempehuaya (Sinaloa).

O SMN recomendou à população que aumente suas precauções devido às chuvas, dado que as precipitações podem causar deslizamentos, transbordamento de rios e riachos e afetações em ruas e estradas, assim como inundações em áreas baixas.

Primeira Edição © 2011