Plano de Educação Permanente qualifica serviços da Semas

21/10/2018 13:21

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), visando capacitar e qualificar os profissionais de todo o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), está elaborando o Plano Municipal de Educação Permanente dos Trabalhadores do Suas de Maceió. O objetivo é reunir representantes de todos os territórios da cidade para formular propostas para um melhor desenvolvimento no dia a dia dos profissionais.

O Plano Municipal de Educação Permanente é uma forma da Semas beneficiar os servidores de toda área de Assistência Social, pois é a partir dele que são identificados os pontos que podem ser melhorados e em quais áreas se deve proporcionar uma capacitação ou um curso extra de um determinado assunto.

A comissão organizadora vem mobilizando representantes da política de Assistência Social, como coordenadores de Cras, Creas, Unidades de Acolhimento e sede administrativa em oficinas divididas por territórios. Durante esses encontros, os profissionais discutem quais são os pontos de necessidade e sugerem propostas para melhoria.

Segundo a assistente social e membro da comissão organizadora do Plano, Dinair da Costa Barros, essa prática qualifica o serviço dos profissionais e algumas soluções já foram identificadas. “O Plano de Educação Permanente tem o papel de escutar dos trabalhadores de cada região, saber quais são as demandas que precisam ser resolvidas da área onde atuam. A partir dela, nós sugerimos uma solução para essa necessidade, seja para um profissional técnico ou até uma capacitação de recepcionistas”, disse.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca que a prática da educação permanente é fundamental, pois é a partir dela que o profissional adquire constantemente conhecimento, qualifica e atualiza a forma de trabalhar, além de capacitar o atendimento aos usuários. “É também uma forma de valorizar o profissional da Secretaria, em ofertar a ele melhores condições de trabalho e de ser ouvido”, explicou a gestora.

A próxima oficina do Plano Municipal de Educação Permanente será realizado no dia 30 de outubro e vai reunir todos os representantes do território VI da Proteção Social Especial.

Primeira Edição © 2011