Seminário discute políticas de saúde mental

15/10/2018 15:20

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

A Gerência de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na manhã desta terça-feira (15), o seminário “Dia Mundial da Saúde Mental: Tecendo Redes”, que ocorreu no auditório do Ministério Público Estadual (Poço) e contou com a presença de profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades de Saúde do município. O encontro discutiu o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial em Maceió e faz parte das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no último dia 10 de outubro.

Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, destaca que esse é um momento muito importante para os profissionais que atuam na área de saúde mental. “Nosso objetivo com esse encontro é integrar os serviços, tecer uma rede de cuidados e firmar essa parceria com as unidades de saúde, pois através delas é que são detectadas as pessoas que estão em sofrimento mental que são encaminhadas para os nossos serviços especializados. Por isso, é essencial esse constante diálogo”.

Um dos temas discutidos durante o seminário foi o matriciamento da saúde mental, que é o suporte realizado por profissionais de diversas áreas especializadas a uma equipe interdisciplinar com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar as ações. “Desenvolvemos ações de matriciamento há um tempo e temos muitas experiências exitosas que foram desenvolvidas em nossas unidades, então estamos mostrando para as outras unidades que não utilizam essa ferramenta como ela pode ser implantada”, explica Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial do município.

Há um ano a frente da gerência, Izolda Dias, conta que o serviço já conquistou muitos avanços. “Quando chegamos, encontramos uma equipe pouco integrada e por meio de uma parceria com a gestão e com o desenvolvimento de uma política de educação permanente, onde realizamos encontros mensais com esses profissionais conseguimos com que eles tivessem uma visão diferenciada do serviço. E quem tem a ganhar com isso é o usuário, que tem melhoria nos atendimentos prestados”, comemora.

Durante o seminário também foi apresentada a estrutura física e funcional da Gerência, além de seus objetivos, que contemplam as mais diversas atividades desde o acompanhamento de residências terapêuticas, das internações involuntárias, a luta pela desinstitucionalização e monitoramento da aplicabilidade da Política Nacional de Saúde Mental.

O evento contou com a presença da Diretoria de Atenção à Saúde, da Gerência de Atenção Primária, da Coordenação dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASFs), da Coordenação do Consultório na Rua e Gerência-Geral dos Distritos Sanitários.

Primeira Edição © 2011