Portugal começa a se recompor após tempestade Leslie

14/10/2018 12:33

A- A+

EFE

compartilhar:

Portugal volta aos poucos à normalidade após a passagem da tempestade Leslie, que tocou o solo com rajadas de vento de até 176 km/h e deixou 27 pessoas levemente feridas, centenas de árvores derrubadas e cortes de luz que afetaram milhares residências.

"Os maior perigo já passou, estamos no momento em que a curva de incidentes está em fase descendente", afirmou neste domingo o comandante do departamento de Proteção Civil Luís Belo Costa, que não quantificou os danos materiais.

Embora o perigo já tenha passado, a Proteção Civil mantém o alerta enquanto se apressa para verificar os destroços e limpar as estradas.

Leslie, a pior tempestade a atingir Portugal desde 1842, chegou ao país na última noite, 200 quilômetros ao norte de Lisboa. Cerca de 300 mil pessoas ficaram sem energia elétrica e 61 precisaram deixar as próprias casas, a maioria nos arredores da cidade de Alcobaça.

Das 27 levemente feridas, a maioria foi atendida em hospitais e já receberam alta médica. Apenas três necessitarão assistência no fora dos hospitais.

Os distritos de Coimbra e Leiria foram os mais afetados, com muitas árvores caídas, inundações, destroços em fachadas, terraços, janelas e entradas de edifícios.

A tempestade atingiu cerca de 200 linhas de alta tensão, que ainda não foram totalmente recuperadas, principalmente no distrito de Coimbra, segundo EDP, a empresa distribuidora de energia em Portugal.

A Proteção Civil registrou quase 1.900 incidentes durante a noite. A queda de árvores provocou a interdição de sete rotas que já foram liberadas.

A cidade de Figueira da Foz, um dos mais populares destinos turísticos do litoral português, foi atingida com dureza por Leslie, com ventos de até 176/km.

Progressivamente, a normalidade voltou às estradas e também aos aeroportos, após o cancelamento de aproximadamente 50 voos na noite de sábado, a maioria em Lisboa e Porto por decisão das companhias aéreas.

Por causa da tempestade, vários espetáculos culturais foram cancelados no sábado e a Maratona de Lisboa prevista para hoje foi adiada em uma hora.

Primeira Edição © 2011