Maceió Rosa movimentam lazer da Rua Fechada

Foram realizadas inúmeras atividades à população

14/10/2018 19:01

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

A campanha Maceió Rosa levou para o domingo de lazer da Rua Fechada, na orla de Ponta Verde, na manhã deste domingo (14), ações da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foram realizados testes rápidos de sífiles, HIV, Hepatite B e C, diabetes e aferição de pressão. Quem passou pela tenda da campanha também pôde assistir a apresentações de dança do ventre, banda de pífano,  aula de zumba, além de aprender como realizar o autoexame, tudo de forma leve e descontraída, com Paty Maionese.

“Estamos com uma adesão muito boa, a gente consegue alcançar um número de pessoas muito grande, trazendo diversos serviços, exames, orientação nutricional, orientação esportiva, mostrando que a prevenção ao câncer envolve diversos comportamentos. Com essa ação queremos chamar a mulher maceioense a se cuidar, se prevenir e junto conosco ajudar essa ação a alcançar mais e mais mulheres. Esse é o quinto ano da campanha e, a cada edição, nós conseguimos mais parceiros. Aproveitamos a oportunidade para agradecer em nome da Prefeitura de Maceió a todos esses parceiros, principalmente os que estão juntos na campanha como a Casa Rosa, Grupo de Mama Renascer e as instituições que recebem as doações e que cuidam das mulheres maceioenses durante todo o ano”, disse a assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Adriana Toledo.

Os parceiros da campanha estiveram presentes na ação e estão empenhados também na mobilização contra o câncer de mama. “É sempre uma grande satisfação participar e apoiar a campanha do Maceió Rosa. O câncer de mama é algo que a gente pode fazer um diagnóstico precoce e ter um desfecho muito mais favorável ao paciente. A gente está oferecendo encaminhamentos para mamografias, aferição dos sinais vitais, IMC, distribuição de flores e algumas orientações nutricionais”, explicou Aisha Gois, gestora de oncologia da Santa Casa de Maceió.

As ONGs Grupo de Mama Renascer, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Casa Rosa são parceiros da campanha e participaram de mais uma programação.  Myrtha Nunes é presidente da Casa Rosa e reconhece os benefícios da iniciativa da Prefeitura de Maceió: “A instituição fica muito feliz de estar, no primeiro ano, como parceira da campanha. A divulgação na mídia, eventos como o Forró de Vera, as vendas de camisetas que são revertidas para os nossos trabalhos estão excelentes, tanto para divulgar as instituições quanto para dar visibilidade ao Outubro Rosa”, disse ela.

As crianças também foram contempladas com a ação e participaram da Corrida Kids sob os incentivos de pais e familiares.

Foram vários serviços de saúde ofertados. O coordenador de Ação da Saúde da Mulher no Maceió Rosa, Yugo Torquato, falou sobre a descentralização dos testes rápidos.  “Estamos ofertando testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C. Essas infecções são silenciosas e, por isso, se faz necessário que a população faça o teste para detectar precocemente, principalmente os jovens que têm maior incidência. Então que tem acima de 12 anos pode fazer, as unidades básicas também estão preparadas para ofertar esses serviços. Havendo necessidade, a equipe faz o encaminhamento adequado”, disse Yugo.

Coordenadora de Saúde do Sesc Maceió, Janaína Valença afirma que a parceria veio para somar forças. “O Sesc Maceió desde 2016 colabora nessa luta de prevenção e combate ao câncer de mama. Desde a primeira edição que estamos juntos com a campanha Maceió Rosa e apoiamos também essas instituições”, disse a coordenadora.

Primeira Edição © 2011