Forró de Vera temático alerta para a prevenção do câncer de mama

13/10/2018 12:45

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A segunda edição do Forró de Vera, no Corredor Vera Arruda no bairro de Jatiúca, atraiu muitos maceioenses e turistas para a orla de Jatiúca. A ação é realizada pela Prefeitura de Maceió por meio da Fundação Municipal de Ação e Cultura (Fmac), e faz parte da programação de ações da campanha Maceió Rosa. O evento acontecerá durante todas as sextas-feiras do mês e excepcionalmente haverá apresentações neste sábado (13). O evento está previsto para as 19h.

“O Forró de Verá é o dialogo da cultura com a saúde durante a campanha do Maceió Rosa. Estamos realizando a segunda edição daquilo que foi bem sucedido ano passado, graças à adesão do público e este ano não será diferente. São 16 grupos selecionados por edital, uma parte significativa da nossa tradição que através da nossa linguagem, de forma festiva e leve, vem tratar junto ao público de um assunto tão importante”, disse o presidente da Fmac Vinícius Palmeira.

Para a assessora especial de Políticas Sociais, Adriana Toledo, o Forró de Vera proporciona uma temática diferente para abordar o problema do câncer de mama e da necessidade de da prevenção contra a doença. “É uma iniciativa maravilhosa da Fmac que nos apoia durante esse mês, onde aproveitamos para conversar com as mulheres presentes no evento sobre a necessidade da prevenção contra o câncer de mama, que é uma chaga nos dias de hoje. E com o forró mostramos que mesmo em momentos difíceis podemos celebrar”.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Suzangela Mendonça, explicou que poucas mulheres procuram realizar os exames preventivos.  “A gente aproveita o mês de outubro para fazer uma sensibilização às mulheres maceioenses, a demanda é muito maior que a procura, muitas mulheres podem estar apresentando os sinais da doença e não sabem. Por isso, intensificamos as atividades para que possamos alcançar o maior número de pessoas. Este é o tipo de câncer que tem a maior taxa de cura, existe 95% de chance quando diagnosticado no início. A detecção precoce depende da mamografia, esse é o trabalho que buscamos realizar”.

Para Vicente e Zélia Lopes, casados há 58 anos, o Forró de Vera é uma programação imperdível. “Ano passado viemos prestigiar e dançar forró todos os dias, este ano não será diferente. A iniciativa da Prefeitura é muito bonita, tanto pela temática que é muito importante para a saúde da mulher e também para movimentar a cidade e a cultura. É um programa familiar, as crianças podem brincar tranquilamente e os adultos aproveitam para dançar”.

Para maior comodidade do público que irá prestigiar o Forró de Vera, a Prefeitura de Maceió em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) levou alguns food trucks ao evento para apresentar a gastronomia alagoana.

Sábado, 13

Neste sábado (13), os maceioenses poderão assistir às apresentações de Forró Modelo, Sandoval e Banda Fogo no Forró, Messias Lima e Zé Mocó. O evento também acontece nos dias 19 e 26 de outubro.

Cayo Borges/ Secom Maceió

Primeira Edição © 2011