Explosão em oleoduto deixa pelo menos 15 mortos na Nigéria

13/10/2018 17:02

A- A+

EFE

compartilhar:

Pelo menos 15 pessoas morreram queimadas no estado de Abia, no sudeste da Nigéria, após a explosão de um tubo avariado de um oleoduto, informou neste sábado o governo local.

O acidente aconteceu na manhã de ontem na cidade industrial de Aba, deixando 15 mortos, segundo um comunicado.

Acredita-se que um grupo de supostos saqueadores estava tentando sabotar a instalação para roubar gasolina quando a explosão aconteceu, segundo a imprensa local.

Este oleoduto, usado para transportar produtos petrolíferos, liga as refinarias de Port Harcourt - o principal centro de produção da Nigéria no delta do rio Níger - com a cidade de Aba.

Muitas das vítimas sofreram queimaduras, o que deixou os corpos irreconhecíveis, enquanto alguns feridos foram levados a hospitais próximos.

A explosão também destruiu edifícios e casas nas comunidades de Umuaduru e Umuimo.

Acidentes deste tipo em oleodutos acontecem frequentemente na Nigéria, o maior produtor de petróleo da África, deixando milhares de mortos ao longo dos anos, principalmente na região do Delta do Níger e em torno de Lagos, a capital comercial do país.

No Delta do Níger, grupos armados sabotam regularmente as usinas de petróleo e sequestram seus trabalhadores a fim de exigir que o governo faça uma redistribuição mais equitativa dos lucros desta área rica em jazidas.

Primeira Edição © 2011