Academia Maceió promove ações para prevenir câncer de mama

10/10/2018 17:04

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

A Academia Maceió, equipamento público da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semelj), localizado na orla da Jatiúca, recebeu, nesta quarta-feira (10), um das ações integrantes do Maceió Rosa, campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Um grupo de 50 mulheres pôde desfrutar de aulas funcionais, ginástica localizada, aula de zumba e uma pequena caminhada.

Daniel Mello, titular da Semelj, destacou a importância da iniciativa para a saúde das maceioenses. “A Campanha Maceió Rosa tem todo esse trabalho de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Queremos alinhar a prática de atividades físicas e a importância dos exames de prevenção. Neste contexto, os exames de prevenção são de fundamental importância para um diagnóstico precoce”, destacou.

A iniciativa é importante por ser uma das formas de chamar atenção para esse problema enfrentado por muitas brasileiras. Conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, somente neste ano, foram registrados quase 60 mil novos casos de câncer de mama e mais de 14 mil mortes.

A Amanda Marques, professora de Educação Física da Academia Maceió, falou sobre os benefícios dos exercícios para corpo e a mente, o que contribui muito para a melhora do bem-estar de uma pessoa com câncer. “O exercício físico é importante para tudo. Trabalha a parte muscular e respiratória. Melhora o sono. A pessoa vai se sentir mais disposta. Sem dúvida isso vai ajudar na recuperação durante o processo de tratamento contra o câncer de mama.

As 50 mulheres que participaram da ação são atendidas com atividades esportivas e de lazer, ofertadas na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no Village Campestre, parte alta da capital.

“Achei a atividade maravilhosa. Eu amei essa academia. A pessoa malhar diante de uma natureza dessa não tem como descrever. Melhor ainda quando a gente se exercita por uma causa nobre como o combate ao câncer”, disse Vaneide de Santana, que participou da ação.

Maceió Rosa

A campanha Maceió Rosa, criada em 2014, é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, coordenada pela primeira-dama Tatiana Palmeira, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Grupo de Mama Renascer e a Casa Rosa. A projeto conta ainda com o apoio do Parque Shopping e do Maceió Shopping.

Primeira Edição © 2011