Cras Selma Bandeira recebe ações do Maceió Rosa

09/10/2018 17:43

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió segue com as ações do Maceió Rosa durante todo o mês de outubro. Nesta terça-feira (09), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Selma Bandeira, localizado no Benedito Bentes, recebeu atividades da campanha de combate e prevenção ao câncer de mama, bem como orientações e serviços de assistência social.

A ação, coordenada pelas Secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (SMS), contou com a participação da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), que fez o cadastro de currículos no sistema do Ministério do Trabalho (MT), o agendamento par a emissão de carteira de trabalho e embelezamento, e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), com aula de zumba. Alunos da Unit, coordenados pela professora Joseane, realizaram a aferição da pressão arterial e passaram orientações de saúde.

A coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Mendonça, destacou que durante a campanha há o reforço nas ações de prevenção ao câncer de mama. “Todas as unidades durante este mês de outubro estão voltadas, principalmente, para as ações do Maceió Rosa. No dia 20, que será em um sábado, as unidades de saúde estarão abertas, fazendo mamografias, citologia e testes rápidos”, explicou.

Até o fim do deste mês, mais dois Cras irão receber ações do Maceió Rosa: dia 16, o Cras Área Lagunar, e dia 23, o Cras Bela Vista. Além desses locais, no dia 23 as atividades acontecem no Restaurante Popular, no bairro do Centro.  O objetivo é alertar mulheres sobre a doença e a importância da mamografia no diagnóstico precoce.

Ana Lúcia Nogueira, coordenadora do Cras Selma Bandeira, falou sobre os serviços que foram disponibilizados nesta terça-feira. “Decidimos contribuir com a divulgação da prevenção ao câncer de mama. Hoje as ações foram integradas justamente com esta finalidade. Ofertamos serviços de saúde, palestras educativas, Cadastro Único e atendimentos técnicos, tudo isso com foco preventivo ao câncer”, ressaltou.

A comunidade fez uma avaliação positiva dos serviços ofertados. Jaciara dos Santos, usuária do Cras Selma Bandeira há quatros anos, enfatizou a importância da iniciativa. “Sempre é bom ter ações com essas para tirar nossas dúvidas. O exame realmente é importante. Eu escutei a palestra sobre o câncer de mama e posso passar para outras pessoas a importância de fazer o teste todo ano”, disse.

Já a dona de casa Rosilene da Silva, 50 anos, aproveitou a ação para solicitar alguns exames preventivos. “Peguei o encaminhamento para mamografia e citologia. Aproveitei também para medir a pressão e fazer o teste do dedo (teste rápido) para saber se tinha outras doenças. Achei uma ação maravilhosa”, frisou.

A médica Ana Lúcia Gomes, que participa de todas as ações do Maceió Rosa nos Cras, falou sobre o procedimento para atender a comunidade. “A paciente é encaminhada para a enfermeira e passa por uma triagem. Em seguida, é encaminhada para mim e depois faz um teste rápido para, além do câncer de mama, detectar doenças sexualmente transmissíveis. No caso positivo de doenças, o resultado e o acompanhamento são feitos na unidade de saúde mais próxima do Cras onde a paciente foi atendida”, detalhou a médica.

“No Cidade Sorriso tivemos uma boa demanda, inclusive fizemos o diagnóstico de câncer de mama, o que nos deixa triste por já chegar mulheres nessa situação, mas em contraposição, podemos encaminhá-la para o tratamento adequado. O ideal é fazer um diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura”, completou .

Primeira Edição © 2011