Indígena é detido com títulos de eleitor de 70 integrantes de sua etnia

07/10/2018 16:25

A- A+

EFE

compartilhar:

As autoridades detiveram neste domingo um indígena no estado de Mato Grosso que carregava consigo 70 títulos de eleitor e queria votar por todos os integrantes de sua aldeia, informaram fontes oficiais.

O homem, da etnia Kayapó e cuja identidade não foi divulgada, "queria votar por todos os indígenas de sua etnia, como se todos estivessem presentes no lugar de votação", explicou à Agência Efe Lídio Modesto, juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

"Ele estava tentando fraudar o sistema eleitoral brasileiro, quando cada cidadão deve exercer seu direito ao voto de forma única e individual", acrescentou Modesto.

O episódio ocorreu na cidade de Guarantã do Norte, a cerca de 800 quilômetros da capital Cuiabá, e o homem foi detido de forma temporária pelas forças de segurança.

Em outro ponto do estado, na cidade de Brasilândia, o exército foi recebido em uma aldeia por um grupo de indígenas, que ameaçou disparar flechas contra os militares.

"Os indígenas receberam a Força de Segurança do Exército Brasileiro, que iria zelar pela tranquilidade da votação, apontando flechas e insinuando que poderiam atacar os representantes da segurança nacional", acrescentou o juiz.

Os indígenas estavam insatisfeitos pelo fato de as urnas terem sido transferidas da cidade para o interior de sua aldeia.

O magistrado explicou que foi necessária a mediação da Fundação Nacional do Índio (Funai), e depois de meia hora de negociações, a situação foi "pacificada" e a votação transcorreu com "tranquilidade", segundo o magistrado.

Primeira Edição © 2011