Mais de mil presos seguem foragidos após terremoto e tsunami na Indonésia

06/10/2018 15:29

A- A+

EFE

compartilhar:

Mais de mil prisioneiros continuam foragidos na Indonésia, desde o dia 28 de setembro, quando a ilha de Celebes foi atingida pelo terremoto de 7,5 graus e tsunami que derrubaram os muros de seis prisões e centros de detenção, segundo informações de fontes oficiais.

Em Palu, cidade mais afetada pelo desastre, estão foragidos 314 detentos da prisão preventiva, 419 do presídio para homens, 44 de mulheres e 13 menores de idade, segundo dados do Ministério da Justiça.

Também não se apresentaram para as autoridades 235 internos no centro de detenção preventiva da cidade de Donggala e outros seis do presídio de Parigi Moutong.

"Há sanções rigorosas excedem o prazo de uma semana para se entregar. Sugerimos que eles voltem para as prisões onde estavam", disse o secretário do Diretório Geral de Correções, Liberti Sitinjak.

Mais de 300 presos se entregaram às autoridades nos dias posteriores ao terremoto.

A crise humanitária após o terremoto foi seguida de saques por parte dos moradores em Palu e outras cidades, depois que reduziram a presença de forças de segurança em caixas eletrônicos, postos de gasolina e comércios.

Primeira Edição © 2011