Equipamentos sociais recebem ações do Maceió Rosa

03/10/2018 16:10

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

As ações de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero nos equipamentos sociais de Maceió ganham reforço neste mês de outubro com a campanha Maceió Rosa, promovida pela Prefeitura de Maceió. Durante todo o mês, as unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) receberão orientações sobre a doença, a importância do autoexame e encaminhamentos de Saúde e Assistência Social para mulheres de todas as idades.

A campanha já realizou o primeiro evento nessa terça-feira (02), no Centro de Referência Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, localizado no bairro do Benedito Bentes, e beneficiou mais de 80 mulheres da região. A próxima unidade a receber a ação será o Cras Selma Bandeira, também no Bendito Bentes.

De acordo com a diretora de Proteção Social Básica da Semas, Carla Barros, o foco dessas ações é orientar e promover o acesso aos serviços que possam ser instrumentos de prevenção do câncer. “O movimento já faz parte do calendário anual dos Cras de Maceió, justamente pelo alcance que essas ações têm para alertar a comunidade sobre a importância de se auto examinar, estar atento sobre os sintomas e possuir o máximo de informação possível sobre a doença”, disse.

Nas ações, diversos serviços nas áreas de Assistência Social, Saúde e Lazer estão sendo ofertados, entre eles: Atualização do Cadastro Único (CadÚnico); encaminhamento de exames, como mamografia e citologia, pela Casa Rosa; exames de glicemia, HIV, hepatite com alunos de enfermagem do Centro Universitário Tiradentes (UNIT); consulta com uma ginecologista, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); aula de Zumba, pela Secretaria  Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj); apresentação do coral do grupo Mama Renascer; e recreação com Paty Maionese.

Para a coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele dos Santos, a articulação das políticas publicas ajudaram a promover a prevenção da doença, além de facilitar o acesso aos serviços. A Coordenadora da Saúde da Mulher, Suzangela Mendonça, também esteve presente no evento. Para ela “é muitíssimo importante sensibilizar a população sobre a doença”.

Carla dos Santos foi ao Cras para tirar uma dúvida e acabou se deparando com o evento. “Não estava sabendo da ação, mas achei muito interessante. Acabei pegando o encaminhamento da mamografia e recebi mais informações sobre a doença, nunca prestei atenção sobre os sintomas”, disse a moradora da região.

Já Dona Zezé, que faz parte do grupo de idosos do Cras há nove anos, estava ansiosa pela campanha. “Nós sempre somos orientados sobre nossa saúde, então hoje nós tivemos esse acesso aos serviços. Foi muito prático”, disse.

As próximas ações do Maceió Rosa serão realizadas no dia 09, no Cras Selma Bandeira; dia 16, no Cras Área Lagunar; dia 30, no Cras Bela Vista; dia 23, no Restaurante Popular de Maceió. Também será promovida uma ação conjunta para os usuários de todos os territórios no dia 25, no Sesc Guaxuma.

Primeira Edição © 2011