Passeio de VLT resgata memória afetiva de idosos

Ação contou com apresentações de grupos artísticos

28/09/2018 15:15

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu, nesta sexta-feira (28), o passeio Trilhando a Longevidade, destinado para 150 idosos atendidos em equipamentos sociais. A ação faz parte da programação em comemoração aos 15 anos do Estatuto da Pessoa Idosa e do Dia Municipal da Pessoa Idosa, ambos comemorados no dia 1º de outubro.

O passeio de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e realizado para os grupos de idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, Área Lagunar e Fernão Velho. Os idosos partiram da estação do VLT no bairro do Jaraguá com destino a Fernão Velho, onde foram recepcionados com festa.

Segundo o coordenador dos Direitos da Pessoa Idosa da Semas, Crismédio Costa Neto, a atividade contou com apresentações artísticas e uma banda de forro pé-de-serra. “O passeio foi programado para reunirmos idosos de diferentes regiões, promovendo a integração, além de comemorar essa data que é tão importante”, disse.

De acordo com Djane Pacheco, coordenadora do Cras Dom Adelmo, a ação foi um resgate da memória afetiva de quando esses idosos eram mais jovens. “Antes do passeio, nós realizados uma discussão coletiva e eles comentavam de quando andavam nos antigos trens e a autonomia que possuíam. Agora eles estão tendo a oportunidade de fazer tudo de novo, de conhecer pessoas novas, aprender sobre a história de Fernão Velho e ter uma nova experiência de vida”, comentou.

O direito ao lazer e cultura está assegurado no Estatuto da Pessoa Idosa, mas a usuária do Cras Dom Adelmo, Quitéria Santos, não sabia disso até ser inserida no Centro. “Foi através do grupo que eu fui sendo orientada sobre o que eu tinha de direito. Hoje em dia faço parte de atividades que não pensava que faria na minha idade, mas já passou o tempo do idoso ficar em casa. A oportunidade de um passeio desses é muito legal”, comentou.

Já para Dona Benedita, do Cras Área Lagunar, o evento já tinha começado a partir da espera pelo VLT, enquanto animava o grupo tocando pandeiro e cantando. “Adoro esses eventos, eles trazem o melhor que existe de nós. Estou ansiosa para conhecer novas pessoas e poder dançar e cantar com todos”, disse a idosa de 82 anos.

Primeira Edição © 2011