Saúde se mobiliza para o Maceió Rosa

12/09/2018 15:17

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira e o secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, convocaram os diretores das unidades de saúde para socializar as ações que serão realizadas durante a Campanha Maceió Rosa. O encontro, ocorrido na quarta-feira (12), teve como objetivo envolver os profissionais de saúde que estarão em contato direto com as pacientes durante o mês de outubro, quando as ações serão intensificadas em alusão ao à luta contra o câncer de mama.

A Campanha Maceió Rosa é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió que traz diversas atividades durante todo o mês. A principal delas é o chamamento para a realização dos exames de mamografia que são feitos nas unidades de saúde e em clínicas contratualizadas que prestam o serviço para o Sistema Único de Saúde. O Dia D da Campanha está programado para o dia 20 de outubro. Durante o encontro, Tatiana Palmeira, enfatizou que a Campanha é uma forma de chamar a atenção da sociedade para a importância de manter os exames em dia e e tentar identificar o câncer precocemente, já que é comprovado: 95% dos casos diagnosticados no início têm chance de cura. Alguns estudos já apontam que este percentual é de 100%.

“É uma campanha para alertar as mulheres, é uma luta de todos os setores. Vamos aproveitar que existe uma mobiliação nacional para chamar atenção ainda mais aqui em Maceió. Ano passado, o resultado foi muito bom graças ao engajamento dos diretores das unidades e de todas as equipes da Secretaria de Saúde; esse ano, todos estão envolvidos, a presença nesse encontro demonstra isso e todos os anos a gente acredita que pode mais e cada vez queremos levar mais informação, mais saúde”, disse Tatiana.

O secretário Municipal de Saúde também destacou a importância do trabalho realizado pelos servidores da pasta e disse que todas as melhorias ocorridas se deve a esse empenho de todos que se dedicam diariamente para prestar um serviço de qualidade. “Nosso objetivo é sempre trabalhar na ponta, na Atenção Básica. A Campanha conta com todo apoio da Secretaria Municipal de Saúde e a equipe está alinhada para receber a população”, ressaltou Thomaz Nonô.

A Comunicação também é uma pasta bastante envolvida na campanha pela importância de levar a informação para as pessoas. A secretária Christiane Duarte apresentou a marca da campanha deste ano para os diretores das unidades. “Trabalhamos muito para que a comunicação seja efetiva. É um trabalho onde se destaca a Saúde pelo seu papel, por atender diretamente ao público-alvo da campanha, por isso é tão importante estarmos juntos, alinhando todo esse processo”, disse a secretária.

Servidoras da Saúde

Para incentivar a prevenção do câncer de colo do útero e detecção precoce do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área Técnica da Saúde da Mulher, está realizando uma enquete com as servidoras da pasta.

A ação da SMS pretende incentivar as servidoras a aderirem às atividades da Campanha Outubro Rosa e faz o seguinte chamamento: “Mulher, ame-se, encoraje-se, cuide-se. Se toque, um simples toque pode salvar vidas”. Para participar da enquete, basta acessar o link  https://servicos.sms.maceio.al.gov.br/administrativo/enquete/valida/cpf ou o link específico da enquete na página da SMS na internet.

Primeira Edição © 2011