Prefeitura capacita médicos e enfermeiros para urgências

11/09/2018 22:39

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Nessa segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais e da Gerência de Atenção de Urgência e Emergência, iniciou uma atualização para os profissionais de saúde que atuam no atendimento de urgências básicas.

Ministrada em parceria com o Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Maceió), a atualização se destina a médicos e enfermeiros, e tem como foco o atendimento de eventos adversos com o uso de medicamentos injetáveis, a exemplo da Benzilpenicilina, medicamento utilizado no tratamento da sífilis e outras infecções.

“Enfrentamos uma grande dificuldade para realizar o tratamento de doenças que utilizam substâncias como a Benzilpenicilina, a exemplo da sífilis, por conta do receio dos profissionais com a possibilidade de ocorrência de eventos adversos, como reações anafiláticas (reação alérgica grave e de rápida progressão que pode levar à morte). Partiu daí a necessidade de instrumentalizar esses profissionais com o conhecimento adequado para o enfrentamento dessas situações com agilidade e eficiência”, afirma a gerente de IST, HIV/Aids e HV, Tereza Carvalho.

A atualização será realizada em quatro turmas, de modo que todas as unidades de saúde do Município possam participar. Na atividade, atuam como facilitadores o médico Marcos Antônio Viana, do  Samu, e os enfermeiros Beatriz Souza Lima e Ubiratan Souza, do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren/AL).

“Nessa atividade, estamos dialogando com os profissionais buscando desmistificar esse conceito e mostrando que outros medicamentos de administração cotidiana do serviço de saúde podem ser tão ou mais suscetíveis à ocorrência desse tipo de reação adversa quanto a própria Benzilpenicilina”, reforça Tereza. A próxima etapa da oficina acontece no dia 24, das 13h às 17h, na base do Samu em Maceió.

Primeira Edição © 2011