Aplicativo facilita acesso a informações do CadÚnico

08/09/2018 16:36

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Os usuários do Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) contam com mais uma ferramenta de acesso às informações pela internet. Agora os dados dos inscritos podem ser consultados também pelo celular, no aplicativo Meu CadÚnico – uma versão mobile do site Consulta Cidadão.

De acordo com a coordenadora do CadÚnico em Maceió, Stephanie Cavalcanti, o aplicativo permite verificar se a família está inscrita no Cadastro Único, a renda informada e disponibiliza o comprovante de cadastramento. Também é possível ver o Número de Identificação Social (NIS) de todos os integrantes da família inseridos no cadastro.

“O aplicativo Meu CadÚnico é mais uma ferramenta que vai facilitar a vida dos usuários do CadÚnico. Antes destas ferramentas – Meu CadÚnico e Consulta Cidadão – o usuário precisava ir até uma unidade de atendimento do Cadastro Único em Maceió para conseguir o NIS dos integrantes da família, por exemplo, ou saber se os dados do cadastro estão atualizado e, assim, evitar o cancelamento do Bolsa Família. Agora existe essa facilidade de consulta pelo celular”, explicou a coordenadora.

Além da opção de consulta, o aplicativo Meu CadÚnico traz informações sobre os programas sociais do Cadastro Único, como Bolsa Família, Isenção de Taxas de Inscrição em Concursos Público, Identidade Jovem, entre outros, e localiza os equipamentos sociais mais próximos. “O aplicativo disponibiliza ainda a localização dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) mais próximos de onde o usuário está e isso independente do usuário da ferramenta estar inserido no CadÚnico”, ressaltou Stephanie Cavalcanti.

Outra facilidade do aplicativo – desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social – é a validação do comprovante de cadastramento a partir do leitor de QRCode, espécie de código de barras que pode ser escaneado pela câmera do celular. Por meio do código ou de uma chave de segurança, o cidadão poderá compartilhar o comprovante, caso algum programa social deseje verificar a autenticidade da informação, como concursos públicos ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“É importante lembrar que a população pode continuar procurando uma das 12 unidades de atendimento em Maceió para consulta ou tirar dúvidas quanto ao cadastro ou programas sociais”, completou a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) orienta que para ter acesso ao aplicativo Meu CadÚnico, basta baixar gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e IOs.

Primeira Edição © 2011