Começa Desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios

07/09/2018 09:17

A- A+

Agência Brasil

compartilhar:

Começou às 9h o desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Durante cerca de duas horas, desfilarão na Esplanada 4,5 mil pessoas, entre militares, civis e estudantes. O presidente Michel Temer, entre outras autoridades, acompanha o desfile. 

Às 8h da manhã, as arquibancadas montadas na Esplanada já estavam cheias. No trajeto até o local do desfile milhares de pessoas seguiam entre amigos ou com suas famílias carregando as cores brasileiras nas roupas e bandeiras.

No primeiro ano morando na cidade, o casal paranaense Anderson e Jessica Pinzon não queria deixar a oportunidade passar. “Estar na capital do país no dia 7 de setembro é muito significativo. Tem toda uma história e é importante presenciar mesmo com a atual situação do Brasil”, disse a farmacêutica.

O marido, técnico bancário, revelou o interesse em conhecer de perto equipamentos e artefatos militares, mas também ressaltou: “É nossa cultura”.

Cultura também foi a bandeira que trouxe a pedagoga Josenir Barros para o local. Ao lado do pequeno Felipe, de 7 anos, ela revelou ser a primeira vez no desfile em Brasília, mas lembrou que sempre participou dos atos comemorativos em sua cidade de origem, Luziânia (GO).

“Não estamos vivendo um momento bom, mas a gente vem, porque é nossa cultura, que não tem sido preservada. Quero mostrar isso para meu filho e passar para frente um pouco dessa história”, contou, enquanto Felipe elencava tudo o que espera ver neste dia. “Quero muito ver o carro de bombeiros e os de polícia”, disse.

Ao longo de toda a Esplanada, foram colocados banners com  imagens de Santos Dumont, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro I, Tiradentes e Chiquinha Gonzaga.  Entre as atrações previstas estão a passagem da Cavalaria, o Desfile da Força Aérea Brasileira (FAB), da Esquadrilha da Fumaça e a Pirâmide Humana.
 

Primeira Edição © 2011