Saúde comemora ações de conscientização do Agosto Dourado

31/08/2018 17:37

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Para encerrar o mês de incentivo e conscientização do aleitamento materno, o Agosto Dourado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação da Saúde da Criança, realizou um café da manhã para os servidores da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS). O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (31), no bloco E, do PAM Salgadinho.

Agosto foi instituído como o mês da amamentação por meio da Lei nº 13.435 de 2017, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A cor dourada é pelo fato do leite materno constituir padrão ouro de alimentação para crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). É recomendado a amamentação exclusiva até os seis meses de vida e aliada a outros alimentos até dois anos ou mais.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança da SMS, Yana Melo, o evento encerra o mês de incentivo com um saldo positivo de ações. “Nós tivemos a abertura do mês, que foi um sucesso, com muitas homenagens e agradecimentos. Também contamos com um curso de manejo do aleitamento materno, ações em unidades, como a Carla Nogueira [no Benedito Bentes] e mamaço, além de parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Maternidade Escola Santa Mônica”, recordou.

Elisângela Lemos, responsável técnica pela área de alimentação e nutrição de Maceió, ressaltou a importância da amamentação para as crianças e também para as mães. “Mulheres que amamentam apresentam menos riscos de doenças que acometam as mamas. Em relação às crianças, vai prevenir muitas doenças e auxiliar no desenvolvimento”, pontuou.

Rosário Vasconcelos, enfermeira técnica da coordenação, lembrou a importância da amamentação para as mães e crianças do grupo de acolhimento Ciranda do Cuidado, voltado para as crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus/Microcefalia.

“A gente percebe o diferencial no desenvolvimento da criança e acreditamos que a amamentação é  uma grande responsável por isso”, exemplificou.

A coordenadora-geral de Atenção Primária, Ednalva de Araújo, comemorou a mobilização para a causa e agradeceu a dedicação da equipe na campanha.

Primeira Edição © 2011