Grupo Motivarte contribui para autonomia de artesãs

31/08/2018 15:19

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem como um dos seus objetivos a promoção da autonomia e fortalecimento de vínculos dos usuários com a comunidade onde que está inserido.

Entre as atividades realizadas diariamente nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) está o grupo Motivarte, formado por mulheres artesãs da comunidade, que se reúnem para estudar, produzir e vender peças bordadas de renda e filé.

O trabalho é desenvolvido há mais de cinco anos e já promoveu viagens, capacitações e cursos promovidos pelo Sebrae e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). De acordo com a assistente social do Cras Dom Adelmo, Filomena Menezes, o grupo surgiu como uma sugestão das mulheres, por já desenvolverem o artesanto e ser uma forma de trabalhar a coordenação motora, autoestima e autonomia do grupo.

“Elas encontram nesta atividade um meio de socialização entre o grupo, estudo sobre empreendedorismo e até uma geração de renda. O Cras dá o suporte e elas são as protagonistas, que ensinam umas as outras, incentivam, compram e vendem as peças. Isso é de ganho para o grupo e para a vida delas”, disse a assistente social.

Durante os encontros do grupo também é trabalhada a saúde, com exercícios de alongamento para evitar problemas decorrentes de movimentos repetitivos. “A agenda delas é dividida. Uma vez por semana existe uma roda de conversa, que discute a importância da saúde, os direitos socioassistenciais que elas possuem e, no dia da produção de artesanato, elas passam pelos exercícios com a educadora social e depois a prática de artesanato”, explicou Filomena.

O Grupo Motivarte se reúne todas as sextas-feiras, no horário da tarde. O Centro de Referência de Assistência Social Dom Adelmo Machado possui também grupos de gestantes, mulheres, idosos, crianças, adolescentes e escoteiros florestais. O equipamento social está localizado na Rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado.

Primeira Edição © 2011