Festival gera economia criativa e empreendedorismo

Evento é organizado pelas Redes Criativas em Alagoas

30/08/2018 20:10

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

O Festival Alagoas Criativa vai movimentar o bairro do Jaraguá no próximo sábado (1º).  O evento é organizado pelas Redes Criativas em Alagoas, projeto do Sebrae Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Maceió, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre economia criativa e estimular o potencial criativo para a geração de renda. A programação na Praça Dois Leões será aberta ao público.

“Todos os colaboradores e parceiros acreditam na importância de difundir e explorar as oportunidades da economia criativa, que é a junção de vários campos da economia que trabalham diretamente com a criatividade, como a moda, artesanato, design, música, teatro e a própria tecnologia. No evento queremos trazer outros pontos importantes como a colaboração, ocupação de espaços urbanos, afroempreendedorismo e empreendedorismo feminino”, explicou a arquiteta Giulia França, uma das organizadoras do Festival Alagoas Criativa.

As atividades serão realizadas simultaneamente em três locais. Painéis serão ofertados nos espaços Diálogos, nos auditórios do Museu da Arte e do Som de Alagoas (Misa) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre 14h e 19h. Para esta programação, os interessados devem fazer a inscrição no site https://doity.com.br/festival-alagoas-criativa, onde há detalhes sobre o Festival.

Já no espaço Urban Hacking, na Praça Dois Leões, a programação é aberta ao público, das 14 às 21h, e vai contar com desfile de moda, feira gastronômica, espaço artesanato, palco artístico e outras atividades.

A ampla programação é direcionada a quem já trabalha ou se interessa pelo tema. “O festival é formado por uma serie de atividades paralelas, que são os painéis. Neles teremos conversas mais informais com pessoas que têm experiência em um determinado campo da economia criativa, justamente para compartilhar um pouco dessa experiência. O evento foi pensado para quem já tem afinidade com essas áreas, ou quer conhecer outras experiências bem sucedidas. Quem for será muito bem recebido”, disse Giulia.

Dentro da proposta de incentivar o potencial das pessoas, jovens inseridos na Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), iniciativa da Unicef para promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis da capital, terão acesso ao evento. “Achamos muito importante incluir esses jovens no festival, por isso criamos espaços gratuitos para eles poderem participar dos painéis e assim, de alguma forma, incentivar e auxiliar o potencial deles dentro da Economia Criativa como uma forma de catalisar uma possível melhora da qualidade de vida”, destacou a organizadora.

Projeto

O Projeto Redes Criativas em Alagoas, criado pelo Sebrae Alagoas, visa aprimorar a gestão de negócios entre os empreendedores da economia criativa nos segmentos das artes visuais, arquitetura, design, publicidade, comunicação e música. O trabalho incentiva a potencialização dos próprios negócios e benefícios como acesso a informações, capacitação e contatos de cooperação, tanto para executar trabalhos como para prospectar novas oportunidades de negócios.

Por ser um evento colaborativo, o Festival Alagoas Criativa conta com as parcerias do Sebrae, que é co-realizador do evento, Iphan, Misa, Senac, Feirinha Cool, Adriana Peclat, Eneide Vaz Filmes, Camila Marinho, Borboleta Costa, Brasil Original, Rosendo Fotografia, A Bendita Foto e Alagoas Cultural, entre outros.

Primeira Edição © 2011