Prefeitura aborda políticas municipais de turismo

23/08/2018 19:49

A- A+

Ascom Semtur

compartilhar:

Em agenda em Brasília, o titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, representou o destino Maceió em reunião de deliberação da diretoria da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), realizada nessa quarta-feira (22). A entidade, que representa mais de 2 mil municípios turísticos brasileiros, possui assento no Conselho Nacional de Turismo e atua como principal interlocutora das demandas municipais junto ao governo federal.

Além do secretário de Turismo de Maceió, destino que ocupa a vice-presidência da associação, participaram da reunião para deliberação dos avanços na estrutura e serviços oferecidos pela entidade os dirigentes municipais de Turismo de Boa Vista (RR), Bonito (MS), Itacaré (BA) – cujo secretário de Turismo do destino, Júlio Oliveira, foi nomeado novo tesoureiro da entidade – e o presidente da Anseditur e secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Richard Alves.

Entre as pautas discutidas na reunião, estavam o alinhamento de parcerias estratégicas com o Sebrae Nacional, Governo do Distrito Federal e o Ministério do Turismo (MTur) para o fortalecimento das políticas municipais de turismo e governança institucional dos destinos; a deliberação do serviço de assessoria jurídica criado para oferecer serviço de consulta para associados; além de questões estruturais da sede, que hoje conta com secretariado e sala exclusiva para atender os gestores municipais, em comodato do Centro de Convenções de Convenções Ulysses Bandeira.

De acordo com o vice-presidente da Anseditur, o secretário Jair Galvão, a associação possui grandes diferenciais, a exemplo da sede e da assessoria jurídica aos associados. “Contamos com uma boa estrutura para receber prefeitos e dirigentes em agenda em Brasília e um serviço de consulta jurídica que envolve desde leis e assuntos municipais até pautas nacionais que impactam diretamente nas políticas públicas municipais de turismo, muito útil para secretarias recém-criadas e gestores que não dominam ainda extensivamente temas relacionados ao setor”, destacou.

Ocupar a vice-presidência de uma entidade como a Anseditur é, segundo Jair Galvão, de grande importância para o desenvolvimento do turismo local. “O segmento turístico assume o protagonismo na economia do país e, a partir do entendimento de que o turismo ocorre efetivamente no âmbito do território municipal, a posição de destaque ocupada pelo destino Maceió na entidade contribui para o fortalecimento das políticas públicas municipais de turismo na capital alagoana”, avaliou.

O secretário também aproveitou a agenda com a Anseditur em Brasília para tratar de parcerias e contratos de repasses da Semtur em visita ao MTur.

Primeira Edição © 2011