Simpósio de políticas públicas sobre drogas é promovido

22/08/2018 15:48

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Com o objetivo de unir esforços para elaboração de um plano de ação para enfrentar os problemas das drogas, a Prefeitura de Maceió, por meio do Conselho Municipal de Políticas Públicas e Ações sobre Drogas de Maceió (Compad), realizou, na manhã desta quarta-feira (22), o Simpósio Políticas Públicas e Ações sobre Drogas. O evento, que ocorreu no auditório da Prefeitura, em Jaraguá, serviu também para debater a melhor forma de acolher essas pessoas que estão na luta contra a dependência.

A presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas e Ações sobre Drogas, Adriana Toledo, falou sobre o objetivo da discussão.  De acordo com ela, o simpósio é um passo para construção da política municipal de ações sobre drogas.

“Estamos trazendo aqui o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, que vai apresentar o trabalho que a União está fazendo no âmbito do combate às drogas. Além disso, trouxemos o governo estadual para apresentar o trabalho da Rede Acolhe e a Prefeitura com os serviços públicos municipais. Todos irão debater essa articulação para que possamos avançar no atendimento às pessoas que estão na luta contra a dependência, bem como no enfrentamento do tráfico, da oferta e da problemática da droga no nosso município”, destacou.

Atendimento

A presidente do Compad aproveitou para citar o trabalho da Prefeitura com essa população que vive à margem da sociedade. Ela falou do Consultório de Rua, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que faz busca ativa nas ruas da capital. Além disso, lembrou o importante trabalho desenvolvido nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) e nos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP).

Segundo o diretor de Articulação e Projetos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (vinculada ao Ministério da Justiça), Gustavo Toledo, é preciso conhecer bem a problemática para ter sucesso nas ações que podem ser desenvolvidas.

“Na área de drogas, o governo precisa saber exatamente o que ele quer fazer e como quer executar para obter resultados. A discussão é muito relevante, pois sem esse debate, podem surgir ações desarticuladas que terminam aumentando o consumo de drogas. É preciso levar em consideração que essas pessoas são muitas vezes dependentes e não conseguem ter o controle sobre seu próprio comportamento. Dentro desse contexto, a articulação dos vários atores públicos é essencial para ter resultados nessa política”, pontou.

A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, também participa das discussões e reconheceu a complexidade do tema. “Esse é um assunto importante, delicado e necessário de ser tratado. O município reuniu o Estado, a Justiça, a sociedade civil para debater e encontrar caminhos para essa situação que nos aflige. As escolas em tempo integral são fundamentais para manter essas crianças fora do mundo das drogas, mas não podemos esquecer que do outro lado do muro a droga é uma ameaça. Esse seminário é uma tentativa de ampliar essa discussão”, complementou.

O presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned) e membro da Federação Recriar (Rede Cristã de Acolhimento do Estado de Alagoas), Cônego Walfran, parabenizou a Prefeitura por colocar em discussão esse tema socialmente relevante, não só para os maceioenses, mas para todos os alagoanos, que são vítimas da violência alimentada pelas consequências desse problema.

“É um momento oportuno. Feliz iniciativa do município, através do Compad, sobre esse tema bastante preocupante para Alagoas. Vamos aqui procurar desenvolver algumas diretrizes e orientações que possam ajudar a política sobre drogas aqui em Maceió”, ressaltou.

Primeira Edição © 2011